terça-feira, 5 de setembro de 2017

O Brasil não é só o estado do Rio de Janeiro



A nação inteira trabalha para que o estado do Rio de Janeiro seja favorecido. Sempre foi assim, mas sob os governos do PSDB, do PT e do PMDB, esse estado da região Sudeste foi ainda mais beneficiado pelos sucessivos governos tucanos, petistas e peemedebista.     

Sob os governos desses três partidos, o estado do Rio de Janeiro sediou os mais importantes eventos esportivos, religiosos e foi beneficiado com os mais caros e importantes complexos esportivos e obras de mobilidade urbana.

Copa do Mundo, Olimpíada, Jogos Pan-Americanos, Jogos Mundiais Militares. Os anos do PT no poder foram marcados, no esporte, por trazer ao Brasil os principais eventos do planeta.

Os Jogos Pan-Americanos de 2007 foram o primeiro evento esportivo de peso da era Lula. E serviram de peça de propaganda para um sonho bem maior: trazer a Olimpíada ao País e à América do Sul.

Para isso, não foram medidos esforços e nem dinheiro. Foram construídas, vilas para atletas com prédios de padrão internacional e os investimentos em linhas (elevados), VLTs, BRTS e segurança foram pesados.

Mas na medida em que esse estado era beneficiado através desses eventos e com a construção paralelamente de obras estruturantes e de mobilidade urbana, esse estado atraiu milhares de brasileiros de todas as regiões do país em busca de empregos. Com fim do canteiro de obras de construção civil em que foi transformado o Rio de Janeiro, os imigrantes que ficaram desempregados, passaram a engrossar o contingente de pessoas desocupadas, que sem perspectivas de uma nova ocupação, foram atraídas pela indústria da contravenção. Isso talvez explique o elevado índice de violência que tomou conta desse estado.

Essa prioridade que sucessivos governos federais vêm dando ao estado do Rio de Janeiro, acaba por aumentar o desequilíbrio regional. A intervenção militar que ora ocorre nesse estado é um dos exemplos dessa prioridade.

Nenhum comentário: