sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Uma prefeitura não é uma fazenda





O que é uma fazenda? Uma fazenda é uma propriedade particular que é administrada pelo seu dono e que delega autoridade ao capataz, num ambiente onde todos os trabalhadores devem obediência ao proprietário da fazenda, ao seu administrador e aos seus subordinados diretos. Uma fazenda é uma propriedade privada.

O que uma prefeitura (instituição)? É um ente público cujo administrador, no caso, o prefeito é eleito pelo voto popular para administrar os interesses da população que ele representa. Diferentemente do dono de uma fazenda, a figura do prefeito existe para administrar os interesses da comunidade que o elegeu, para representá-la, sempre em consonância com os interesses dos seus munícipes.

Mas, no convívio diário nos municípios, qualquer um percebe que o prefeito eleito pela transferência de vontades da população, trabalha colocando distância entre o poder público e a população, que via de regra, não tem acesso fácil ao gestor público e a sua equipe de governo. É óbvio que nos referimos a gente simples, pessoas que são para o prefeito e o seu secretariado, seres invisíveis. 

As pessoas não devem ter medo daquele que foi eleito através dos seus votos, porque a prefeitura não é uma propriedade particular e o prefeito não é o dono da prefeitura e os secretários não são seus capatazes.

Ao conversarmos com pessoas simples e humildes, percebemos que essas pessoas ao se referirem à figura do prefeito e dos secretários municipais, o fazem com certo temor, receio como se elas estivessem lidando com o seu patrão ou alguém a quem se deve obediência; com alguém superior. O que não é verdade!

Gestor público bom é aquele que não cria barreiras intransponíveis entre ele e o povo, alguém que no palanque e nos comícios jurou defender os interesses do povo e prometeu corresponder a todas as expectativas dos seus eleitores. É aquele que não se esconde e nem foge do povo.

Os prefeitos nos grotões e no Brasil profundo são vistos pelas pessoas incultas, pobres e extremamente necessitadas, como donos das prefeituras e alguém inacessível. Um tipo de semideus. 

Nos municípios de porte médio e grande a distância entre o prefeito e a população é muito maior ainda. Desnecessário dizer que os pobres são muito mais invisíveis sem acesso ao poder público. É óbvio que existem as honrosas exceções, prefeitos que gostam de gente. 

Nenhum comentário: