domingo, 28 de janeiro de 2018

Baixão da Serra: Um lugar esquecido no espaço e no tempo



Esse lugar a que me refiro, fica localizado no município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí. A localidade Baixão da Serra fica localizada no lado direito de quem vai para o município de Cel. José Dias, mais precisamente, no antigo trecho (desvio) da BR-020.

Essa localidade em que pese a pouca distância que fica da sede desse município, vive isolado e numa situação de completo abandono de parte do poder público, haja vista, não contar com os serviços de energia, abastecimento de água e assistência médica.

Os moradores dessa localidade, que sobrevivem de aposentadorias rurais e do programa Bolsa Família que paga 85 reais ao casal sem filhos, com os seus parcos recursos ainda tem que comprar água para o consumo humano e para os animais.

As condições das casas dos moradores dessa localidade falam por si só, como o leitor deste blog poderá verificar através das fotos que ilustram esta matéria. 

A situação dos moradores da localidade Baixão da Serra, repito é de completo isolamento e abandono. Quem visita essa localidade, de repente se vê retroagindo no tempo, ou seja, voltando aos idos dos séculos XX, mais precisamente no início desse século, durante a grande seca de 1915, que assolou o Nordeste brasileiro em geral, e o interior do Ceará em particular.

A devastadora seca de 1915, considerada uma das mais terríveis secas, já enfrentadas pelos sertanejos, inspirou a escritora cearense Raquel de Queiroz a escrever o seu consagrado livro O quinze.  

Os moradores do Baixão da Serra, clamam, apelam ao poder público municipal no sentido de mandar abrir um poço artesiano, estender a rede de iluminação do programa Luz Para Todos e que designe um agente de saúde para atender essa comunidade.

Fica aqui o apelo e o grito de socorro de uma população que foi esquecida pelas nossas autoridades.

Em tempo: como as casas são muito pequenas, elas não conseguem coletar águas da chuva nas cisternas, num volume capaz de atender as necessidades de água potável dos seus moradores. 

Dona Belarmina da Silva Maciel é uma mulher muito bem articulada e exerce uma grande influência sobre os membros da sua família.

Nenhum comentário: