terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Prefeito não é dono do poder e nem da vida dos munícipes



Na nossa cultura, o prefeito se considera o dono do poder e também o dono da vida dos seus munícipes. O que é um erro e um absurdo inominável. Ocorre, via de regra que o prefeito eleito para administrar os interesses da população que o elegeu, age como se fosse o dono do poder e os munícipes os seus servidores. Absolutamente errado.

Como a maioria expressiva da população brasileira é iletrada, de poucas ou nenhuma letra, por ignorância, ela encara o prefeito como alguém a quem deve temer, obedecer e respeitá-lo, como se respeita a um soberano. Sem reclamar e sem exigir os seus direitos como cidadão. Isso não acontece nos lugares onde a população tem um bom nível de esclarecimento.

O prefeito é eleito para representar os munícipes, defender os seus interesses e interceder por ele a nível estadual e federal. Isso quer dizer, que o prefeito não pode fugir do povo e deixar de defender os interesses do povo que o elegeu.    

O Brasil precisa passar por um profundo processo de transformação, e essa mudança deve começar pelos municípios, com o eleitor votando e elegendo “pessoas esclarecidas”, que encarem o poder público como um poder que deve servir ao povo e não para servir exclusivamente ao chefe do Poder Executivo.

No Brasil, geralmente o chefe do Poder Executivo se sente o dono do poder e trabalha colocando distância entre ele e o povo - que nos palanques jurou defender e trabalhar por ele. É óbvio que toda tem exceção.

Em TempO:
 

Sistema Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI, SENAI, CNI e IEL)  
No município de São Raimundo Nonato (PI), a atual chefe do Poder Executivo municipal, prepara a transferência da sede desse poder para um lugar muito distante do centro da cidade, quase na zona rural desse município, o que dificultará enormemente o acesso do povo à prefeita de plantão. O prédio que vai abrigar a sede do Poder Executivo do município de São Raimundo Nonato, pertence ao Sistema Federação das Indústrias do estado do Piauí (FIEPI, SENAI, CNI e IEL). Um prédio que foi construído e preparado para abrigar cursos de formação profissional, mas que vai ser transformado na sede do Poder Executivo de São Raimundo Nonato.   

Nenhum comentário: