sábado, 3 de março de 2018

Bairro de São Raimundo Nonato alagado pelas fortes chuvas



Devido a grande precipitação de chuvas sobre o município de São Raimundo Nonato, localizado no polígono da seca, alguns bairros da sede deste importante município piauiense estão tomados por águas pluviais. Sendo que o bairro da Primavera, é o mais afetado, porque as casas foram construídas numa área baixa e sem saída, o que impede o escoamento das águas acumuladas durante as chuvas.

Como o leitor poderá ver através das fotos que ilustram esta matéria, a situação nesse populoso é bairro é de extrema gravidade, porque as águas da chuva permanecem muito tempo parada, o que poderá provocar epidemias de Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, febre amarela urbana, chikungunya e zika vírus ) e leptospirose (Infecção humana resultante da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, por meio do contato com água, solo ou alimentos contaminados)


Devido a grande precipitação de chuvas sobre o município de São Raimundo Nonato, localizado no polígono da seca piauiense, alguns bairros da sede deste importante município estão tomados por águas pluviais. Sendo que o bairro da Primavera, é o mais afetado, porque as casas foram construídas numa área baixa e sem saída, o que impede o escoamento das águas acumuladas durante as chuvas.

Como o leitor poderá ver através das fotos que ilustram esta matéria, a situação nesse populoso bairro é de extrema gravidade, porque as águas da chuva permanecem muito tempo paradas, o que poderá provocar epidemias de Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, febre amarela urbana, chikungunya e zika vírus ) e leptospirose (Infecção humana resultante da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, por meio do contato com água, solo ou alimentos contaminados)





O decreto do constrangimento
  
Prefeita do município de São Raimundo Nonato, decreta estado de emergência e usa como justificativa para a decretação desse estado, a falta de chuvas, os reservatórios de água vazios e o acumulo de água na Barragem da Onça de apenas 5%. O que significa dizer que essa barragem está operando no volume morto. Ocorre que há mais de dois meses que essa barragem vem recebendo água em grande volume, os barreiros estão todos cheios e os riachos estão transbordando, o que está deixando algumas regiões deste município intrafegáveis, devido a grande precipitação de chuva neste inverno, o que não acontecia há duas décadas.

Nenhum comentário: