quarta-feira, 14 de março de 2018

Um inverno rigoroso, mas auspicioso

Um inverno rigoroso se caracteriza por chuvas intensas, persistentes e acompanhadas de ventos fortes.

O volume de chuva que já caiu sobre a macrorregião de São Raimundo Nonato este ano, na região sudeste do estado do Piauí, uma região que fica localizada no semiárido piauiense, aponta na direção do maior inverno das últimas duas décadas.

A barragem da Onça, o maior reservatório de água desta região, até aqui já registra um acumulo de água, acima de 50% da sua capacidade. Riachos, lagoas, açudes, tanques e cacimbas estão transbordando. E segundo o Climatempo, serviço de meteorologia, a previsão é de que haverá precipitação de chuva na região, até o fim deste mês.

Agricultores, apicultores e criadores de bovinos e caprinos, andam com um sorriso imenso estampado nas suas faces, como quem está muito feliz com as chuvas que caem sobre uma região que há quase dez anos sofria com uma estiagem que dizimava os rebanhos e tudo que os agricultores plantavam, sequer germinava.

Em Tempo:

Agora pasmem! As prefeitas dos municípios de São Lourenço e São Raimundo Nonato, embora esteja chovendo a cântaros em toda esta região, elas ainda tiveram o desplante de decretarem estado de emergência nos seus respectivos municípios, usando como justificativa para tal decisão, a falta de chuva, a estiagem e a pouca água nos reservatórios. Cabe agora ao Ministério Público (MP) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), acompanharem de perto as ações dos governos desses dois municípios - no que tange a execução de obras e compra sem licitações.

Riacho que corta a sede do município de São Lourenço

Açude do município de Dirceu Arcoverde


Lagoa da Salgada

Nenhum comentário: