terça-feira, 3 de abril de 2018

Um inverno bom como há muito tempo não se via


O produtor rural da macrorregião de São Raimundo Nonato, Raimundo Zilton Macedo Silva, do município de São Raimundo Nonato, localizado a 523 quilômetros da capital do estado do Piauí, anda com um sorriso largo. Um sorriso de quem está feliz com um Inverno (período chuvoso) que perenizou os riachos, encheu os açudes e as barragens. A propósito: a barragem da Onça que no final do ano passado só tinha 5% de água, no final do mês de março deste ano, segundo pessoas residentes nas proximidades dessa barragem, na régua que marca o volume de água dessa barragem, aponta um aumento de 6,7 metros de água acumulada durante este inverno.

No dia de hoje ao visitar a residência do produtor rural, Raimundo Zilton, fui surpreendido por uma enorme abóbora, por uma bacia cheia de maxixe, uma melancia e mel de excelente qualidade. Uma pequena amostra de como está sendo grande a produção desses produtos na nossa região, que nos anos anteriores as sementes sequer germinavam. Isso sem falar na enorme produção de feijão, uma cultura de ciclo curto (cerca de 90 dias) e que já está sendo colhida pelos produtores rurais de São Raimundo Nonato e região.


Este pé de melancia nasceu numa rachadela no piso de cimento no quintal da residência do meu amigo, o fazendeiro Raimundo Zilton Macedo Silva em São Raimundo Nonato


Nenhum comentário: