domingo, 16 de dezembro de 2018

Leitura dinâmica


O PSDB assim como o Partido dos Trabalhadores (PT), se não passar por um processo de refundação, poderá vir a tornar-se um partido nanico ou até mesmo desaparecer do mapa político, uma vez que as principais lideranças tucanas estão em pleno declínio ou caíram em desgraça política. Lideranças como o senador Aécio Neves (PSDB-MG), eleito deputado federal no mês de outubro último e o ex-governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin, que sofreu no primeiro turno da eleição presidencial uma derrota humilhante e acachapante. O que sobrou da elite tucana, só o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) reúne condições para ter uma sobrevivência política. Aécio Neves se virar réu e for condenado pelo STF nos inquéritos que correm na Suprema Corte, poderá vir a perder seu mandato.    

Sérgio Moro vai ter que dizer ao que veio

O ex-juiz federal e futuro ministro da Justiça Sérgio Moro, terá pela sua frente duas possibilidades, ou seja, fazer um grande trabalho à frente desse ministério e consolidar o seu nome como um político com chances até de, lá na frente, disputar à presidência da república em 2022 ou fracassar na sua empreitada e ser jogado no lixo da história. Pela montagem da sua equipe, Sérgio Moro tem amplas possibilidades de vir a ter sucesso como ministro de estado. O seu sucesso dependerá da sua autonomia como ministro da Justiça, o que está nas mãos do presidente da república, Jair Messias Bolsonaro.

João Doria monta secretariado com cara de ministério  


Mesmo sem confessar o seu sonho de vir a ser eleito presidente da república, o governador eleito do estado de São Paulo, João Doria revela o seu desejo íntimo de vir a substituir Jair Bolsonaro na presidência da república. Esse desejo ainda inconfessável de João Doria, poderá funcionar como um complicador para o seu projeto ambicioso de se eleger presidente da república. Ocorre que Bolsonaro caso possa se candidatar à reeleição em 2022, certamente não fortalecerá um potencial adversário.  

Siga os blogs Diário do Homem Americano e Dom Severino no Twitter, no Facebook e no Google.

Nenhum comentário: