segunda-feira, 5 de agosto de 2019

“A cabeça não foi feita só para usar chapéu”


A cabeça é um importante órgão do corpo humano, porque nela está localizado o córtex, parte do cérebro responsável pela memória. Além da memória o córtex também é responsável pela linguagem e pensamento abstrato. O pensamento é a atividade mental através da qual elaboramos as ideias. Essas ideias permitem resolver problemas, tomar decisões ou dar nossa opinião. Não há uma única maneira de criar pensamentos. Neste sentido, há um pensamento indutivo, dedutivo, analítico ou criativo.

Já dissemos aqui neste mesmo espaço, da importância do indivíduo saber pensar e pensar com a sua própria cabeça, ou seja, usando sua capacidade indutiva, dedutiva e analítica para tomar decisões importantes, como por exemplo, votar bem. Votar conscientemente e sem se deixar levar por interesses individuais, egoístas e pelo romantismo que, via de regra é quem define o voto da pessoa que não sabe pensar. O romantismo que é uma herança cultural da tradição judaico-cristão. O judaísmo-cristão que prega a prática da humildade, o que para as pessoas de baixa escolaridade e pobres acaba se transformando em baixa autoestima, subserviência e dependência.

A escola, sobretudo para as pessoas que nunca tiveram acesso a boa informação, deve desempenhar um papel importante no sentido de ensinar os alunos a pensar, a descobrir a importância da pessoa humana saber pensar e pensar criticamente. Pensar criticamente que nada mais é que decidir racionalmente no que acreditar ou não acreditar. É usar nosso pensamento racional e ponderado (sensato) para obter melhores resultados nas atividades que desenvolvemos no mundo. Votar por exemplo, exige o uso da razão para saber escolher o melhor candidato para representar um povo ou uma comunidade.

Nenhum comentário: