segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

O reinado de Momo pode esperar pelo fim da pandemia

 

Este não ano vai ser Igual aquele que passou
Eu não brinquei Você também não brincou
Aquela fantasia que eu comprei Ficou guardada e a sua também
Ficou pendurada Mas este ano está combinado
Nós vamos brincar separados
!” (Umberto Silva e Pedro Sette)

Carnaval triste este que nós estamos vivendo em 2021, em plena pandemia da Covid-19. Também pudera, com o novo coronavírus já tendo provocado quase 250 mil mortes em solo brasileiro e essa pandemia sem dá nem sinais de abrandamento, muito pelo contrário, não poderia ser diferente não poderia ser diferente!

O reinado de Momo acontece num momento em que nós os brasileiros estamos vivendo uma segunda onda dessa doença e pelo número de mortos que essa segunda onda vem apresentando, ela será muito mais grave do que a primeira onda do novo coronavírus.

É bastante natural o anseio de alegria e de prazer que o povo brasileiro almejava com mais um carnaval, mas não existe clima para a euforia e a alegria que o carnaval provoca, neste momento, porque nós estamos no meio de um furacão que está levando de roldão vidas e empregos e ninguém consegue ver luz no fim do túnel. Nem mesmo os cientistas, porque a mutação desse vírus é algo surpreendente e vem acontecendo tão rapidamente que as vacinas descobertas não garantem a imunização das pessoas acometidas por uma nova cepa do novo coronavírus.

As autoridades sanitárias e os nossos governantes estão certas ao cancelarem o carnaval deste ano, para preservar vidas e tentar conter o avanço da Covid-19. De uma pandemia que virou a economia mundial de cabeça para baixo e provocando um tombo em países como a Inglaterra, cujo Produto Interno Bruto (PIB) caiu 9,9% em 2020. A maior queda entre os países mais ricos.

O que importante levarmos em consideração neste momento é que muitos carnavais ainda virão pela frente, mas, a vida só existe uma. Não existe vida sobressalente, vida de reposição.

Se a pandemia já tivesse passado, este carnaval seria maior do que o carnaval que sucedeu a gripe espanhola, pelos mais diferentes motivos. Sendo que o maior de todos seria o fato de termos sobrevivido. O que ninguém sabe se conseguirá sair vivo desta pandemia.

O reinado de Momo pode esperar!

Nenhum comentário: