Em meio a atual pandemia da Covid-19, cresce o número de pessoas interessadas em saber como surge um novo vírus ou de onde vem uma nova doença. Muitas vezes, essas perguntas dão origem a várias teorias da conspiração rapidamente disseminadas pelas redes sociais. A hipótese de que o vírus da Covid-19 tenha sido gerado em laboratório é um exemplo, e já foi negada em um trabalho feito por cientistas dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.
Mas afinal, como surge um novo vírus?
Não se sabe ao certo como surgiu o primeiro vírus. É possível que tenha se originado de uma molécula de RNA (ácido nucleico que se relaciona com a síntese de proteínas. Existem três tipos de RNA: o mensageiro, o transportador e o ribossômico) – como sugere a “Teoria dos Elementos Subcelulares” – ou então que, através de um longo processo, seres unicelulares tenham perdido várias de suas estruturas, até o ponto em que se tornaram inteiramente dependentes de outra célula para sobreviverem.
As condições precárias de saneamento básico contribuem para o surgimento de vírus?
O número de doenças relacionadas à falta de saneamento básico adequado é crescente, desde bairros periféricos, à condomínios. A contaminação pode acontecer por diversos fatores, mas o mais comum é pelo contato com esgoto à céu aberto, água poluída, com urina, fezes humanas ou de animais, por bactérias ou vírus.
Mas, não existe nenhuma comprovação cientifica ou evidencia de que a ausência de saneamento básico seja o principal vetor (organismos que servem de veículo para a transmissão de algum causador de doença) do surgimento de qualquer vírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário