domingo, 28 de março de 2021

Praticar e vivenciar o amor não é uma tarefa fácil

 

O amor verdadeiro não pode ser da boca pra fora, um sentimento que pensamos, mas que não praticamos efetivamente, ficando só no discurso e sem uma ação prática. Quando dizemos que praticar o amor não é uma tarefa fácil, o fazemos por acharmos que amar exige desprendimento, renuncia, sacrifício, dedicação e entrega. ” (Tomazia Arouche) 

Todos falam de amor, mas, poucos são aqueles que praticam esse sentimento que é feito de afeição, paixão, compaixão e um grande desejo de se dar e amar de verdade. Amar de verdade que significa aceitar as pessoas como elas são, com os seus defeitos e virtudes.

Amar de verdade é praticar o amor ágape que é o amor que se dá, que se entrega e é incondicional. O termo foi abraçado em seu princípio e usado de variadas maneiras tanto pelos gregos quanto pelos demais povos. ... “Ágape acaba fugindo de uma necessidade egoísta, já que não se possui interesses pessoais nele”.

Palavras e gestos que revelam a dimensão do nosso amor que experimentamos pelo outro, são: solidariedade, fraternidade, caridade e compaixão. 

O amor reside nas ações praticadas por nós os humanos. Em pequenos gestos, acompanhados de demonstração de afeto, carinho, amizade e humanidade. “Somos o que fazemos, não o que dizemos. ”

De nada adianta frequentamos igrejas, mesquitas e sinagogas se na hora mais necessária, nós não nos sentimos tocado por um sentimento que nos leva a saciar a fome, a sede e a aplacar o frio do outro que vive ao relento.

Amar tem que ser muito mais que uma palavra bonita e rica de significados. Amar é: se colocar no lugar do outro e ser verdadeiramente humano.

A parábola do Bom Samaritano é um exemplo de como o amor pelo próximo, pelo outro deve ser experienciado e experimentado.

O que nos ensina a parábola do Bom Samaritano? Ter amor e compaixão para com o próximo, afinal é nos momentos mais difíceis que precisamos de ajuda. Que amar de verdade é mais ação do que palavras bonitas. Ela nos ensina que as nossas atitudes sejam de fazer o bem ao nosso próximo sem olhar a quem.

Nenhum comentário: