sábado, 26 de junho de 2021

Da série grandes personalidades maranhenses: economista Simão Cirineu

 


O governador Aécio Neves anunciou na tarde de hoje que o secretário de Fazenda, Fuad Noman, deixará a pasta no final de dezembro e será substituído pelo seu ex-secretário-adjunto e atual secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Maranhão, Simão Cirineu Dias. Simão Cirineu, que permanecerá no Maranhão até o final do ano, é o primeiro nome anunciado da nova equipe do governo mineiro.

A substituição de Fuad Noman ocorreu por decisão pessoal do secretário, mas ele permanecerá na equipe do governo assumindo a presidência da Fundação de Seguridade Social de Minas Gerais (Previminas).

O governador Aécio Neves ressaltou que Fuad Noman cumpriu missão fundamental para que Minas Gerais superasse as dificuldades financeiras e alcançasse os resultados que apresenta hoje. O governador disse que Fuad conseguiu montar uma equipe qualificada e tornou-se marca importante deste governo e de todo o processo do Choque de Gestão.

Aécio Neves destacou ainda que a Secretaria de Estado de Fazenda teve importante papel não apenas na implantação do ajuste financeiro em Minas Gerais e no alcance dos superávits que apresenta hoje, mas também na implantação de práticas inovadoras de gestão pública.

Lançamento

O secretário Fuad Noman e membros de sua equipe na Secretaria de Estado da Fazenda lançam amanhã o livro “As contas públicas de Minas de 2003 a 2006 – A história do Déficit Zero”, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, às 19h30.

Currículo do novo secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais

Nome: Simão Cirineu Dias

Naturalidade: Maranhense

CURSOS:

v Bacharel em Ciências Econômicas, realizado na Universidade Federal do Maranhão, de 1970 a 1973;

v Curso de Política e Programação Financeira, realizado no Centro de Estudos Monetários Latino Americano (CEMLA), na cidade do México, de fevereiro a agosto de 1981;

v Curso de Técnicas de Análise Econômica, realizado no Fundo Monetário Internacional, na cidade de Washington, EEUU, de julho a agosto de 1987.

Funções exercidas:

v Economista do Banco Central a partir de 18.12.78;

v Assistente e Coordenador do Setor de Orçamento Monetário da Divisão de Programação, do Departamento Econômico do Banco Central do Brasil - fevereiro de 1982 a maio de 1986;

v Chefe Adjunto da Divisão de Programação do Departamento Econômico do Banco Central do Brasil - maio de 1986 a janeiro de 1988;

v Assessor, Subsecretário e Secretário do Controle de Haveres Financeiros da Secretaria do Tesouro Nacional - janeiro a outubro de 1988;

v Secretário das Operações Oficiais de Crédito do Tesouro Nacional - outubro de 1988 a maio de 1989;

v Secretário de Programação Financeira do Tesouro Nacional - maio a julho de 1989; - Secretário Adjunto do Tesouro Nacional - julho de 1989 a março de 1990;

v Secretário Adjunto da Fazenda Nacional do Ministério da Economia - março de 1990 a julho de 1991;

v Delegado do Banco Central do Brasil em Fortaleza - julho de 1991 a setembro de 1993;

v Chefe do Departamento de Auditoria do Banco Central do Brasil - setembro de 1993 a março de 1994;

v Assessor do Secretário Executivo do Ministério da Fazenda - março de 1994 a janeiro de 1995;

v Assessor do Ministro do Planejamento e Orçamento - janeiro de 1995 a janeiro de 1996;

v Delegado do Banco Central do Brasil em Fortaleza - janeiro a agosto de 1996;

v Delegado do Banco Central do Brasil no Rio de Janeiro - agosto de 1996 a maio de 1997;

v Adjunto da Subchefia da Ação Governamental da Casa Civil da Presidência da República - maio de 1997 a 05 de março de 2001;

v Secretário Executivo do Ministério da Integração Nacional - 06 de março a 21 de agosto de 2001;

v Ministro da Integração Nacional, Interino - 15 de maio a 19 de junho de 2001;

v Assessor da Subchefia da Ação Governamental da Casa Civil da Presidência da República, de 21 de agosto de 2001 a 01 de abril de 2002;

v Secretário Executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão de 02 de abril de 2002 a 29 de janeiro de 2003;

v Secretário Adjunto da Fazenda do Estado de Minas Gerais de 26 de fevereiro de 2003 a 07 de junho de 2004;

v Secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Maranhão, de 07 de junho de 2004 a 31 de dezembro de 2006.

Conselhos fiscais:

v Banco do Nordeste do Brasil; - Companhia Docas do Ceará;

v Companhia Docas do Rio de Janeiro; Conselhos de Administração:

v Telecomunicações do Maranhão (TELMA); - Banco da Amazônia (BASA);

v Banco do Estado do Ceará (BEC);

v Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); - Agência Financiadora de Projetos (FINAME).

Trabalho publicado

v "A Programação Monetária no Brasil" - publicado na revista de Estudos Econômicos do Instituto de Pesquisas Econômicas - USP. volume 18, maio/agosto 1998.

Condecorações

v Medalha Pacificador – Ministério do Exército – 1989

v Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico – Comando da Aeronáutica - 2000

v Medalha Ordem de Rio Branco – Ministério das Relações Exteriores – 2001

v Medalha Mérito Mauá – categoria Cruz Mauá – Ministério dos Transportes – 2002

v Medalha Defesa Civil Nacional – categoria Grande Oficial – Ministério da Integração Nacional – 2002

v Medalha Aferes Moraes Santos – Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão – 2005

v Medalha Antonio Luís Domingues da Silva – Gabinete Militar do Governador do Estado do Maranhão – 2006

v Medalha Brigadeiro Feliciano Antonio Falcão – Polícia Militar do Estado do Maranhão 2006.

v Medalha do Mérito Militar – Setembro de 2006

v Medalha do Mérito Timbira – Novembro de 2006. Fonte: Agência Minas

 Secretário extraordinário do Estado de Goiás (duas pastas)

Simão Cirineu Dias, economista, servidor aposentado do Banco Central do Brasil, ex-Secretário de Gestão, Orçamento e Planejamento do Estado do Maranhão, ex-Secretário da Fazenda de Minas Gerais e ex-Secretário da Fazenda do Estado de Goiás 

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás homenageia o economista Simão Cirineu Dias

A Assembleia promoveu, na noite desta segunda-feira, 16, sessão especial para entrega de Título de Cidadão Goiano ao secretário estadual da Fazenda, Simão Cirineu. Proposta pelo presidente da Casa, deputado Jardel Sebba (PSDB), a homenagem teve lugar no Plenário Getulino Artiaga, a partir das 20 horas. Natural do Estado do Maranhão, Simão Cirineu é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal daquele Estado. Ele já foi secretário de Planejamento do Maranhão e secretário da Fazenda de Minas Gerais. É servidor de carreira do Banco Central desde 1978 e trabalhou nos Ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Integração Nacional. O homenageado foi secretário executivo do Ministério do Planejamento e ministro interino da Integração Nacional no governo de Fernando Henrique Cardoso (maio a junho de 2001). Foi também secretário adjunto do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda e ainda delegado do Banco Central em Fortaleza e Rio de Janeiro. Ao lado do parlamentar tucano, fizeram parte da composição da Mesa: o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); o vice-governador do Estado de Goiás, José Eliton; o secretário de Estado da Fazenda (motivo da homenagem); o senador Cyro Miranda (PSDB). E ainda: a presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Maria Tereza Garrido; o conselheiro Celmar Rech, que na ocasião representou o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, conselheiro Edson Ferrari. Fonte: SECOM do estado de Goiás.

Simão Cirineu Dias foi eleito membro da Academia Sambentuense de Letras (ASL)

Nascido a 30 de outubro de 1944. Formação escolar. Iniciou o curso primário na Escola Paroquial de São Bento e concluiu no Grupo Escolar Ribeiro do Amaral, em São Luís; secundário no Colégio de São Luís; Sargento do Exército Brasileiro. Bacharelou-se em Ciências Econômicas pela UFMA. Especializou-se em Política e Programação Financeira pelo Centro de Estudos Monetários latino Americano na cidade do México. Especialista em Técnicas de Análise Econômica pelo Fundo Monetário Internacional, na cidade de Washington. Economista do Banco Central do Brasil.  Ministro da Integração Social. Secretário Executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretário Adjunto da Fazenda do Estado de Minas Gerais. Secretário de Estado de Planejamento Orçamento e Gestão do Estado do Maranhão. Tem trabalhos publicados em revistas de estudos e pesquisas econômicas do Brasil. Atual Secretário da Fazenda do Estado de Minas Gerais.

Eleito em 22 de maio de 2005, empossado em São Bento aos 9 dias de julho de 2005.

A iniciativa é do presidente da Casa, deputado Jardel Sebba (PSDB). Além do parlamentar, está confirmada a presença do governador Marconi Perillo (PSDB). O Coral Vozes do Legislativo fará apresentação para abrir o evento.

Natural do Estado do Maranhão, Simão Cirineu é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal daquele Estado. Ele já foi secretário de Planejamento do Maranhão e secretário da Fazenda de Minas Gerais. É servidor de carreira do Banco Central desde 1978 e trabalhou nos Ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Integração Nacional.

Foi secretário executivo do Ministério do Planejamento e ministro interino da Integração Nacional no governo de Fernando Henrique Cardoso (maio a junho de 2001). Foi também secretário adjunto do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda e ainda delegado do Banco Central em Fortaleza e Rio de Janeiro.

O presidente da Assembleia destaca que Simão Cirineu é uma das grandes revelações do atual governo e que, com competência e determinação, conquistou o carinho e o respeito de todos. “Simão Cirineu desempenhou um papel determinante para que o Estado fechasse 2011 com as contas no azul. É um excelente gestor, muito sério e direto, pessoa de grande caráter”, elogiou.

Simião Cirineu alcançou um feito extraordinário: ser secretário em três estados da Federação: Maranhão, Goiás e Minas Gerais.

Nenhum comentário: