Os brasileiros que nasceram depois da criação do Plano Real, desconhecem o termo inflação, porque quando eles nasceram, o Brasil, já tinha se livrado de um fenômeno que corrói salários, porque com a inflação elevada, a moeda perde seu valor e com o passar do tempo os consumidores (trabalhadores) que não tem reajustes constantes não conseguem comprar os mesmos produtos com o mesmo valor usado anteriormente. Numa economia com inflação acelerada e elevada os preços dos produtos sofrem reajustes constantes.
Com os aumentos constantes do preço dos derivados do petróleo, energia e gás, a inflação tende a explodir em 2021. A inflação que foi debelada ainda no governo Itamar Franco, através do Plano Real, idealizado e executado pelo então ministro da Fazenda e posteriormente, eleito presidenta de república, Fernando Henrique Cardoso (FHC em 1994). O Plano Real obteve êxito, reduzindo a inflação de 50% para 4%, em um mês.
Os programas anteriores ao Plano Real chamaram-se Cruzado, Bresser, Verão, Collor I e Collor II. Todos eles tinham a proposta de congelamento de preços para contornar o problema inflacionário como pauta comum e todos fracassaram, fazendo com que o problema persistisse no país. Esse foi o contexto propício para a entrada em ação do sociólogo Fernando Henrique Cardoso (FHC).
Com o reaparecimento do Dragão da Inflação neste ano, pela primeira vez em mais de 20 anos este país corre o sério risco de voltar ao período anterior ao governo do presidente da república, Itamar Franco, quando em 1993, a inflação no Brasil alcançou a marca de 2000% e, em 1990, ela havia sido de 6800%.
O que o governo federal poderá fazer para domar e debelar uma inflação que vem dando sinais de ressurgimento e recrudescimento? Uma saída seria controlar os preços dos produtos administrados (Combustível, energia elétrica, transporte, educação e planos médicos são alguns deles), assim como fizeram os governos Lula e Dilma. Durante o primeiro mandato da presidente Dilma, os preços administrados foram utilizados como um instrumento para cumprir a meta de inflação, de modo a subordinar as políticas industriais para finalidades macroeconômicas de curto prazo. Acontece que os aumentos dos preços dos produtos administrados represados, quando liberados provocam uma explosão dos preços.
O preço da gasolina e do diesel nas refinarias brasileiras é definido pela Petrobras e isso impacta no preço final. A bandeira tarifária da conta de energia é determinada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Os preços administrados foram uma das principais pressões no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), indicador que mede a inflação para consumidores, nos 12 meses até maio de 2021.
Quais são as principais consequências da inflação? O termo inflação é usado para se referir ao aumento dos preços de produtos e serviços durante determinado período. Dessa forma, a inflação traz diversas consequências para a sociedade, como a desvalorização da moeda. Com a desvalorização da moeda, o poder de compra da população diminui.
O que o consumidor poderá fazer para reduzir os efeitos de uma inflação galopante? Pesquisar preços e correr de supermercado em supermercado em busca de um preço menor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário