terça-feira, 1 de junho de 2021

O empreendedor (empresário) é o verdadeiro herói nacional

 

O empreendedor é o brasileiro que cria empregos e produz riquezas. Sem o espírito animal (estado de ânimo dos investidores) do empreendedor, o país não produz os empregos necessários para movimentar a economia.

O empreendedorismo está no coração da economia e tem um papel central no seu crescimento e na sua recuperação. O empreendedor ajuda o país a se reerguer e crescer, pois o empreendedor é o principal interessado em enxergar uma oportunidade de negócio e tem a coragem de arriscar.

Os empreendedores são os responsáveis por liderar as iniciativas inovadoras no setor privado, criar produtos e serviços e gerar empregos. O emprego que é na realidade o verdadeiro motor da economia, porque sem emprego não há dinamismo econômico.

A grande maioria dos livros didáticos de macroeconomia moderna trata as questões do crescimento econômico e do desenvolvimento como um problema da acumulação de capital e do progresso tecnológico. Isso é verdade! Mas essa limitação é deficiente, pois deixa de fora o papel do empreendedor como o principal agente da promoção do progresso econômico.

Foi Joseph Schumpeter (1883-1950) quem entendeu o papel essencial do empreendedor no desenvolvimento econômico. Na verdade, esse economista nascido na Áustria, que mais tarde em sua vida chegou a lecionar na Universidade de Harvard, ganhou fama no início de sua carreira acadêmica com a publicação de Teoria do Desenvolvimento Econômico (1911). Nessa teoria, Schumpeter mostra o papel central que o empreendedor tem como agente de promoção do progresso econômico.

Quem é o empreendedor? O empreendedor é alguém que prospecta um nicho de mercado e investe num novo negócio no qual ele poderá ser bem-sucedido ou malsucedido. Se bem-sucedido no negócio, o empresário cria novas vagas de trabalho e produz riquezas para o país.

O empreendedor ou empregador ao criar novos empregos, ele ajuda na redução da exclusão social, no aumento da capacidade de consumo do trabalhador e ajuda na construção da cidadania da pessoa empregada.

O empreendedor que cria um negócio que gera emprego, acaba sendo o verdadeiro herói nacional. Quantos milhares de empregos a empresária Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues a dona das lojas de varejo Magazine Luiza cria? Milhares de empregos! Não vamos longe, quantos empregos direto o empresário Antônio Macedo cria no município de São Raimundo Nonato? Dezenas de empregos. Empregos que garantem o sustento do empregado e da sua família.

Em tempo: o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) sem o aumento do número de vagas no mercado de trabalho representa o crescimento econômico que é voltado para o aumento da produção, consumo e enriquecimento. Mas, o mais importante é o desenvolvimento econômico que está ligado a ideia de qualidade de vida, considerando diversos fatores, com destaque para o emprego.

Por Tomazia Arouche

Nenhum comentário: