"Os Estados Unidos estão de volta" - quem o diz é Joe Biden. O presidente norte-americano chegou esta quarta-feira ao Reino Unido - primeira etapa da primeira viagem internacional desde que tomou posse.
Pode-se dizer que Biden começou a visita jogando em casa. O avião presidencial Air Force One aterrissou na área da base da Royal Air Force em Suffolk, onde estão estacionadas tropas norte-americanas.
Numa espécie de antevisão dos próximos dias, quis sublinhar que o compromisso para com a NATO "é uma aliança sagrada" que tem de ser reforçada para prevenir ciberataques e travar a crise climática.
Biden encontra-se esta quinta-feira com Boris Johnson, em Londres, antes de seguir para a Cornualha onde participa na cúpula do G7, mas, ao chegar quis também sublinhar uma das principais etapas deste périplo: o encontro com o presidente russo Vladimir Putin, em Genebra. O chefe de Estado norte-americano garante que "não procura o conflito com a Rússia", antes quer uma "relação estável e previsível". Com Euronews
Os EUA têm no seu calcanhar a República Popular da China que está com a faca nos dentes e quer a todo custo superar os norte-americanos na disputa comercial, na indústria bélica e na corrida espacial e o que mais preocupa os EUA é uma reaproximação entre a China e a Rússia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário