Hoje, trataremos neste texto de um assunto tabu, sobretudo, nas sociedades com forte presença das religiões monoteístas, que é a frigidez. A frigidez que é a falta de desejo sexual tanto nos homens como nas mulheres. Frigidez deve ser diferenciada da anorgasmia, onde ocorre a falta do orgasmo, mas na qual há o desejo sexual.
A frigidez ou o transtorno da excitação feminina ou masculina pode ser tratada por meio de psicoterapia quando está relacionada a fatores emocionais. Assim o psicólogo pode ajudar o casal a identificar a razão pela qual não consegue ficar excitado e, assim, ajudá-lo a combater a causa e melhorar a autoestima e a qualidade de vida.
Em nossa sociedade e principalmente nas camadas com mais dificuldade para obter informações, sobretudo os homens, buscam a realização na cama com as profissionais do sexo que embora finjam prazer, satisfazem mais os homens do que a própria esposa. A mulher devido a sua formação mais puritana, não todas obviamente, não buscam fora do lar a realização plena no sexo.
Pode-se dizer que o desejo sexual humano tem um importante componente cultural: a motivação Sexual. Em alguns ambientes culturais – seja uma família ou um país – o sexo ainda é considerado algo pecaminoso, algo que deve ser combatido veementemente, repudiado. Quando a frigidez tem esse componente, esse problema poderá ser resolvido pelo próprio casal, desde que as partes aceitem discutir esse assunto em profundidade, sem culpa, sem medo e sem tabu. Com o casal se apoiando mutuamente. Quando esse problema não pode ser resolvido através de um diálogo franco e aberto entre o homem e a mulher, só resta uma alternativa: buscar o apoio de um psicólogo (psicólogo clínico).
“Doutor, meu problema é a frigidez. O que o senhor me recomenda? ” Essa pergunta, fria e simples, tem sido um dos maiores desafios à psicanalise. Trata-se mais de uma confissão constrangida do que uma queixa médica. O problema vem geralmente acompanhado de sentimentos de frustração, vergonha, mágoa e, às vezes, culpa. A pessoa sente como se a parte psíquica que desperta o interesse pelo sexo estivesse morta ou desligada, não raro sente injustamente que a culpa é sua falta de determinação ou entusiasmo.
Ao recorrer ao serviço profissional de um terapeuta, o casal poderá descobrir as causas da frigidez e quem é a parte frigida na relação e através de um tratamento clínico resolver esse grave problema, responsável pelo fim de muitos casamentos e uniões estáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário