quarta-feira, 7 de julho de 2021

O sentido da cooperação mútua

 

As pessoas se unem por um propósito, e essa parceria é baseada na necessidade de cooperar para alcançá-lo. ” (Roger Scruton foi um filósofo e escritor inglês)

A cooperação existe desde os primórdios da humanidade, quando o homem das cavernas descobriu que era muito mais seguro unir forças para caçar e se defender do ataque de animais e da ação da natureza.

O sentido de cooperação é um ato que une as pessoas para a realização de algo em prol do bem comum, de uma ação que visa melhorar as condições de vida das pessoas e a melhoria da sociedade da qual o indivíduo participa.

A cooperação é uma ação conjunta para uma finalidade e um objetivo comum. Cooperação é uma relação baseada entre indivíduos ou organizações, utilizando métodos mais ou menos consensuais. A cooperação opõe-se, de certa forma, à competição.

Cooperar é a forma mais eficaz de se empreender. Historicamente, as pessoas cooperam porque percebem que é mais fácil obter resultados coletivamente.

O indivíduo coopera com outro na forma de associação, após concluir que sozinho se sente impotente diante de algumas situações e problemas que exigem um esforço coletivo, a soma de esforços para resolve-las, porque ele luta contra forças muito poderosas, como por exemplo, contra o estado, contra a natureza e as grandes corporações. Contra um problema que existe na comunidade e que exige uma solução imediata e que o poder público por uma razão desconhecida não resolve. 

A cooperação em última análise é união. O cooperativismo é um exemplo de cooperação. O cooperativismo que é um movimento social e econômico, realizado entre indivíduos, que se baseia em uma visão colaborativa. Nas cooperativas, todos os associados participam das atividades e decisões, de forma a atingir o bem comum e satisfazer necessidades coletivas.

A cooperação é a convicção plena de que ninguém pode chegar a atingir uma meta se não chegarem todos”. (Virgínia Burden)

Nenhum comentário: