quarta-feira, 25 de maio de 2011

Buscador russo Yandex afirma ser melhor que o Google

A empresa de buscas na Internet Yandex declarou ser “melhor que o Google” ao estrear na Nasdaq nesta quinta-feira e afirmou ter ambições de expansão para além da Rússia, sua terra natal.
Photo Buscar o artigo Fundador e presidente-executivo da Yandex, Arkady Volozh (segundo à direita na fileira da frente), comemora listagem da companhia na Nasdaq, Nova York, Estados Unidos

A oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) é a maior listagem de uma empresa da Internet nos Estados Unidos desde que o Google passou a ter suas ações negociadas publicamente, em 2004, e é um antigo plano dos fundadores, que se conheceram na escola aos 13 anos.

O presidente-executivo Arkady Volozh, de 47 anos, e o vice-presidente de tecnologia Ilya Segalovich, de 46 anos, que foram colegas de escola e eram muito bons em matemática e física, afirmaram que o IPO é só o começo para a Yandex.

“A Rússia merece ter uma empresa de tecnologia de escala global”, disse Volozh à Reuters em uma entrevista em russo. “Estamos trabalhando para que isso aconteça”.

A Yandex levantou 1,3 bilhão de dólares com o IPO pois investidores valorizaram as ações, atraídos por perspectivas de crescimento para o setor de Internet no país e influenciados pelo frenesi durante a estreia dos papéis do LinkedIn na Nasdaq.

As ações da Yandex subiam 45,4%  às 15h10 horas.

- O Google é uma grande empresa, mas nós somos melhores – disse Segalovich com um sorriso.

- Estamos… muito focados no que estamos fazendo, que é tecnologia e buscas.

Ele disse que a companhia ambiciona uma expansão para além da Rússia.

- Temos várias ideias (sobre) como ir além de nossos modelos de negócio atuais – disse Segalovich.

- Definitivamente existem alguns novos modelos de negócio que estamos tentando explorar e a expansão internacional é uma das novas áreas.

A Yandex não decidiu ainda como usar o capital levantado com o IPO, mas disse que ele pode ser útil para possíveis aquisições. (CB com - Reuters - Nova York)

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: