quarta-feira, 25 de maio de 2011

Fantasma do caseiro Francinildo volta a assustar Palocci


Com admissão da Caixa Econômica Federal (CEF), da responsabilidade do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci pela quebra do sigilo bancário do caseiro Francinildo do Santos Costa, o PSDB resolveu pedir a Procuradoria Geral da República, a reabertura do inquérito sobre a quebra do sigilo bancário do caseiro piauiense Francinildo Costa. Segundo o site Folha Online, o PSDB que dar entrada nos documentos ainda nesta quarta-feira.

Entenda esse caso

Em 2006, Francinildo teve sua conta na (CEF) violada um dia depois de ter prestado depoimento à CPI dos Bingos, onde ele afirmou ter visto o então ministro Palocci na casa no Lago Sul, área nobre de Brasília, frequentada por lobistas da chamada "república de Ribeirão". No seu depoimento Francinildo teve que justificar os R$ 38 mil que apareceu na sua conta. Acusado que foi de ter recebido esse valor para falar mal do então ministro da Fazenda, um dos mais influentes do governo Lula.

 Quebra sigilo bancário é crime? A Constituição Federal, art. 5º, X, XII e XXXIII, e art. 145, § 1º "Art. 5º diz que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. A quebra se sigilo está inserida nesse artigo.   .

A demissão de Palocci só não vai se dar neste momento, para evitar uma crise num governo que mal está começando, porque o Palácio do Planalto avalia como menos danosa para o governo Dilma Rousseff,  a sua permanência, embora desgastada e ele fragilizado, do que  a sua saída sob pressão da oposição e da opinião pública.

Mas daqui pra frente Antonio Palocci será um peso morto, um cadáver insepulto, a perambular pelos desvãos do Palácio do Planalto. Dilma Rousseff deve bancar a sua permanência no governo, mas tendo plena consciência do desgaste político e do preço que ela terá que pagar ao PMDB, por esse partido ter contido o ímpeto da oposição. Honestamente, não sei o que é pior para o governo Dilma Rousseff, ter que abandonar Palocci as cobras ou ficar refém do PMDB. As duas opções são ruins e bastante incomodas.

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino 

Nenhum comentário: