terça-feira, 31 de maio de 2011

A vergonha dos maranhenses que nos envergonham

por Zeca Maranhão

Quem participa de redes sociais como orkut, twitter, facebook e que torce para os times do sudeste, fazendo pouco caso do futebol maranhense, já deve ter sentido uma forte pressão por parte de alguns conterrâneos para que valorize o nosso desprestigiado, diria até mesmo, quase inexistente,  futebol maranhense. 

Ao que parece, de repente o maranhense resolveu imitar o pernambucano e declarou guerra ao futebol sudestino. Esse movimento tem se intensificado e vem tomando força em outros estados nordestinos também. Nada contra o  movimento, que acho até justo, apesar de não acreditar que pelo menos a médio ou mesmo a longo prazo, ele fará melhorar  o nível do nosso futebol a ponto de um dia podermos  bater no peito e dizer que temos um time maranhense campeão brasileiro, ganhando em campo, no futebol,  não no WO ou no tapetão. A pergunta que faço é: por quê esse bairrismo repentino do maranhense se restringe apenas ao nosso fracassado futebol e não se expande também à nossa gloriosa cultura? porque defendermos um futebol falido e não defendermos a nossa música, o nosso folclore e toda a nossa cultura, que convenhamos, tem muito mais valor e talentos?

Os mesmos maranhenses que tentam nos fazer sentir envergonhados por torcer para o futebol sudestino, são os mesmos que frequentam shows de duplas sertanejas do Goiás, shows de axé da Bahia e forró eletrônico do Ceará e que não compram sequer um único disco dos artistas maranhenses. Não sabem uma toada nova, nem velha, dos grupos de bumba-meu-boi, ainda dizem que reggae, assim como toda nossa cultura,  é coisa de preto e pobre e que bom é só o que vem de fora.

O argumento mais forte dos torcedorpatas é que o maranhense sofreu bullying da Rede Globo que faz lavagem cerebral no povo brasileiro há décadas, fazendo acreditar que futebol é o carioca, o resto é apenas degrau para eles subirem ao pódio. Pode ser, mas será que esses indignados maranhenses não percebem que eles estão fazendo mais uma vez o jogo da Globo que faz o mesmo com a nossa cultura e promove uma grande lavagem cerebral na população brasileira,  em programas de nível duvidoso como Faustão, enfiando goela abaixo artistas com prazo de validade como Luan Santana, chorosas duplas sertanejas, cantores de axé e forró de quinta categoria durante toda a programaçao e mais intensamente nos intervalos da mesma, como se esses artistas  fossem ícones da cultura brasileira  a ensinar como deve se comportar o povo brasileiro, como deve dançar e o que escutar?

O maranhense rico em tradições, que em se tratando de cultura, sempre foi formador de opinião e nunca se sujeitou a ser mero copiador da cultura alheia, também  atende ao comando da poderosa rede Globo, rebola igual Leo Santana, dá gritinhos e desmunheca como Luan Santana e depois vai para o estádio com bandeiras dos times maranhenses sem perceber que na verdade empunham a bandeira do "Santana" Futebol Clube dos Manipulados.

A Globo sabe que uma mentira contada várias vezes termina virando verdade na cabeça dos incautos e incultos. Baseada nisso ela impõe lixo cultural ao povão que compra a idéia e os discos. Água mole em pedra dura...

Esse mesmo torcedor tão orgulhoso desse futebol vergonhoso, é o mesmo que torce contra São Luís e contra o Maranhão. Eles se deleitam toda vez que sai uma notícia ruim a respeito da nossa capital ou do nosso  estado, eles vibram com as derrotas, comemoram e fazem questão de divulgar nas redes sociais, mas quando sai uma notícia boa ou quando obtemos algum tipo de  destaque positivo, ou se conquista  alguma vitória fora do futebol, eles espumam de raiva, torcem contra e só faltam cometer suicídio de tão desgostosos que ficam. Torcem contra a refinaria e  outros grandes investimentos em curso no estado, assim como torcem o nariz para a nossa cultura.  Claro, com honrosas exceções.

Quando esse movimento e esse bairrismo todo se estender em defesa da cultura  maranhense, da nossa cidade, do nosso estado, prometo fazer da camisa do Flamengo uma bela fantasia para brincar bumba-meu-boi. Depois, com ela esfregar  o chão e lavar  a alma e o orgulho do povo maranhense. 

Fonte: blog Maranhão Maravilha

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino    

Nenhum comentário: