Até que surja algo mais revolucionário que o computador, o profissional da área da Ciência da Computação, continuará sendo uns dos profissionais mais requisitado do mercado de trabalho da área de ciência e tecnologia.
O profissional formado em Engenharia da Ciência da Computação atua basicamente na elaboração de programas de informática. Além de atuar como desenvolvedor ou programador, o cientista da computação pode trabalhar como: Analista de Sistemas. Responsável por elaborar documentos e alguns modelos que especificam os requisitos para o desenvolvimento de um software.
Um bacharel em Ciência da Computação cria desde ferramentas simples, como um aplicativo financeiro para lançar despesas pessoais, até programas complexos de gerenciamento de produção ou de processamento de informações.
Um cientista da computação, como é chamado o profissional formado em Ciência da Computação, pode ser contratado para trabalhar em uma equipe de desenvolvedores, criando software de acordo com a necessidade dos clientes.
E qual o papel da matemática para à formação do profissional da área da Ciência da Computação? Para quem deseja tornar-se um profissional em Ciência da Computação, a matemática é a matéria mais importante do currículo escolar. Isso significa que o estudante com grande afinidade com essa disciplina, tem amplas condições de vir a ser um profissional bem-sucedido nessa área do saber. A informática é, aliás, uma matéria e uma disciplina ligadas diretamente à matemática. Na verdade, os primeiros cientistas da informática eram matemáticos que queriam mecanizar alguns processos de cálculos. Foi assim que os computadores e a informática nasceram.
Qual a importância da matemática para a tecnologia na área da ciência da computação? Este processo deve ter como foco uma prática social global, de forma indispensável, assim, ao avanço tecnológico. Desta forma, a Matemática pode colaborar para o desenvolvimento de novas tecnologias, conhecimentos, competências e linguagens que o mundo exige das pessoas.
Uma conversa puxa outra. E onde entra o algoritmo nessa história? O algoritmo é elemento matemático. Dessa forma, o algoritmo é aquela fórmula matemática, um pedaço de código, que fica ali no meio da entrada e da saída para transformar o primeiro no segundo.
Aqui cabe uma pergunta incomoda: será que o ensino que está sendo ministrado nas escolas públicas, dialoga com o futuro, ou seja, com o admirável mundo novo da Ciência da Computação? Com o mundo do Algoritmo e do LEGO? O que os nossos estudantes sabem sobre Algoritmo e LEGO? LEGO significa construir com blocos. O LEGO promove o raciocínio espacial e consciência de proporções e padrões. Quando a criança constrói, sua mente usa o raciocínio sobre que peças vão funcionar melhor, como devem ser organizadas e quão grande ou pequena a criação deve ser. Os tijolos básicos de LEGO também ensinam frações e divisão.
Com o desenvolvimento econômico e a popularização dos computadores, foi possível o desenvolvimento de diversas metodologias de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, uma tecnologia que também vem sendo muito utilizada é a robótica pedagógica que por suas características abrange condições de ensino interessantes e motivadoras, no momento em que coloca os estudantes diretamente em contato com a construção do robô, criando desta forma uma aprendizagem ativa. É nesse contexto que entra o LEGO com objetivo de motivar e envolver os estudantes neste processo de aprendizagem. O LEGO ajuda o estudante a construir conceitos matemáticos e na resolução de cálculos.
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