terça-feira, 31 de maio de 2022

Sintonia Fina

 

Francisco vai nomear 31 cardeais

O Papa Francisco anunciou este domingo a realização de um consistório a 27 de agosto de onde sairão 21 novos cardeais.

Oito dos novos cardeais nomeados são da Europa, seis da Ásia, quatro da América Central e Latina, dois da África e um da América do Norte.

Atualmente, o Colégio de Cardeais é constituído por 208 cardeais: 117 eleitores e 91 não-eleitores. A partir de 27 de agosto, será composto por 229 cardeais: 133 eleitores e 96 não-eleitores.

 Francisco convidou fiéis, famílias e comunidades a juntarem-se a ele para rezarem o terço pela paz no dia 31 de maio, às 18 horas. O evento será transmitido direto para muitos santuários em todo o mundo. 

O Pontífice recordou também o Dia Mundial das Comunicações, 29 de maio, e exortou todos a escutar com o coração, acrescentando que a escuta é o primeiro e indispensável ingrediente do diálogo e da boa comunicação.

A propósito: em que pese todo o esforço do Papa Francisco em acabar com o conflito entre a Federação Russa e a Ucrânia, o esforço de Sua Santidade, tem resultado debalde, porque o sanguinário e autocrata russo Vladimir Putin, vem tratando com um desprezo olímpico os apelos feitos por Francisco. Esse pouco caso de Putin para com o Papa Francisco, sugere que ele é no mínimo uma pessoa agnóstica.

Nós somos um povo bruto, bárbaro, selvagem e incivilizado

Os massacres praticados por policiais, as chacinas praticadas por integrantes de grupos criminosos e a morte por inanição de brasileiros pobres que habitam as periferias, os grotões e o Brasil profundo, reforçam a tese daqueles que nos consideram um povo bruto, bárbaro e incivilizado.

A visão que os norte-americanos e os europeus continuam tendo do Brasil é a de que nós somos um povo ainda sem educação, sem princípios e sem bons modos. Um povo bárbaro.

Chamar o povo brasileiro de selvagem, a palavra selvagem que é um sinônimo da palavra bárbaro - é ofender gratuitamente os nossos silvícolas que evoluíram, deixando de ser antropófagos.

Quem mata um ser humano pelo simples prazer de matar e quem manda matar não pode ser visto como um ser humano normal, mas, como uma pessoa portadora de insanidade mental.

No Brasil, nas últimas décadas, a violência e a barbárie passaram a ser tão constante na vida do povo brasileiro que até os crimes mais horripilantes e desumanos, passaram a ser encarados com preocupante naturalidade, de tão presentes no nosso dia a dia.

No estado do Piauí, recentemente, um empresário e alguns parentes assassinaram friamente e cruelmente dois jovens de 16 e 17 anos suspeitos de planejarem um assalto a uma residência de um parente do criminoso. Como mudar essa nossa condição? Só através de uma educação cidadão e com base em princípios cristãos e humanitários

Família com os pés em duas canoas

Metade da família Ferreira de São Raimundo Nonato está no palanque do deputado federal Merlong Solano (PT), a outra metade, segundo se comenta neste município, embarcou na canoa do pré-candidato a deputado federal, Júlio Arcoverde (PP). A propósito, a pré-candidatura do deputado federal Merlong Solano (PT) à reeleição, reúne num mesmo palanque, bolsonaristas, petistas e progressistas. Isso é o que se pode classificar como uma pré-candidatura suprapartidária. Uma pergunta que não quer calar: como votarão os bolsonaristas e progressistas que estão apoiando Merlong? Essa pergunta capciosa - só bolsonaristas e progressistas poderão responder. Com a palavra, Victor Paixão, a voz de trovão. Com os pés em duas canoas, significa estar dividido em entre partidos opostos, sem se engajar de fato em nenhuma e nem outra coligação. 

Quem tem força é o governador!

O senador licenciado e ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira em recente manifestação sobre a pré-campanha ao governo do estado do Piauí, disse que o apoio de prefeitos é mais importante do que o apoio de deputados federais e estaduais numa campanha eleitoral ao governo do estado. Na realidade que tem realmente força numa eleição estadual é o governador (a), alguém que pode resolver o problema emergencial de um município. O governo federal até pode, mas, o processo da transferência de recursos é muito mais lento. O governo federal promete, mas o município só vai receber a assistência um ano ou mais após o anuncio feito pelo presidente da república. Não custa nada insistir numa tese que eu venho repetindo como um mantra aqui neste espaço: o pré-candidato do PT tem a seu favor, a juventude do economista Rafael Fonteles, o apoio da governadora Regina Sousa, da maioria expressiva dos deputados estaduais e fundamentalmente da perspectiva de vitória de Lula, que se eleito irá governar com prefeitos que ainda terão dois anos de mandatos pela frente.

Nenhum comentário: