terça-feira, 27 de janeiro de 2009

"Da vida dos pássaros: Drogas e bissexualidade


Total falta de compromisso com o amanhã, desejo de aventura e busca incondicional do autoconhecimento, misturando liberdade e libertinagem, impulsionam Alexandre, um brasileiro de 19 anos, a viajar para Lima, no Peru, a fim de descobrir a América do Sul. Ali ele conhece Michael, que se tornará seu grande companheiro, e Pilarsita, que disputará com ele o amor de Alexandre. Essas e outras personagens ricas e marcantes, ao lado de um contexto histórico muito peculiar, criam uma história original e envolvente. Da vida dos pássaros (184 p., R$ 39,90), romance de Alexandre Ribondi, lançado pelas Edições GLS, mergulha na paixão, na sexualidade e até na contravenção enquanto retrata o panorama político durante a vigência dos regimes ditatoriais do continente sul-americano.

Alexandre parte de Brasília, de mochila nas costas, para desbravar a América do Sul. Em Lima, depara com Michael, norte-americano disposto a confrontar o status de filho único de um rico empresário do petróleo. Juntos – o primeiro desejando grandes aventuras e o segundo disposto a viver do tráfico de drogas –, dão vazão à arrebatadora pulsão da juventude, desconhecedora de limites e sedenta de aventura. Em meio à febre do amor livre da década de 1970, descobrem os segredos de sua sexualidade e dividem as agruras da dependência das drogas e das consequências de viver intensamente.

O livro surgiu como resposta ao desafio de contar a experiência, frequente na época, de pegar a mochila e conhecer os vizinhos do Brasil. O romance reflete também o desejo de imortalizar o valor de alguns relacionamentos. “Ao mesmo tempo que representa o registro da ousadia de ultrapassar limites, algo que, em geral, ocorre de forma única, inigualável, é uma obra destinada a mostrar como pode ser intensa a busca de motivação para a existência”, afirma o autor. “Como pano de fundo desse enredo estão os conflitos de quem deseja escapar das imposições políticas, algo que as novas gerações não vivenciaram”, complementa Ribondi. Passados trinta anos dessa viagem, o que transparece é a importância das pessoas que participam de cada história de vida.

Instigante, a obra promete agradar a vários públicos, independentemente da orientação sexual de cada um. A exploração da diversidade cultural, a constatação frustrante de que o Brasil não fazia parte daquela América do Sul sonhada, a descoberta de si mesmo e da própria bissexualidade, o questionamento do que representa a pátria e a família são pontos de inquietação levantados ao longo do texto.

Em alguns a leitura despertará o saudosismo da juventude, tempo de gestos intrépidos e inconsequentes como os dos dois protagonistas. Em outros, interessados na política e nos embates sociais, fará lembrar o período de repressão ocorrido nos tempos da ditadura. Misto de ficção e autobiografia, Da vida dos pássaros revive uma época de contestação e oferece matéria-prima para boas reflexões.

Título: Da vida dos pássaros
Autor: Alexandre Ribondi
Editora: Edições GLS
Preço: R$ 39,90
Páginas: 184
Site: www.edgls.com.br

Nenhum comentário: