Clodoaldo Corrêa
O imparcial Online
O óleo da fritura será a base do Biodiesel
O óleo que você utiliza para cozinhar poderá tornar-se combustível em breve. A Prefeitura de São Luís vai assinar um acordo de parceria com a empresa espanhola Compalsa Home para produção de biodiesel a partir do óleo doméstico, produzido nas cozinhas residenciais da capital. O projeto vai integrar o Programa de Produção de Biodiesel - São Luís-Bio - executado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).
A Compalsa Home deseja montar uma estrutura de coleta de óleo residual, produzidos à partir de frituras, em garrafas pet, acopladas à uma espécie de funil plástico (produto patenteado pela empresa que seleciona o óleo e os restos de alimentos), envolvendo no projeto as famílias, trabalhadores da reciclagem, comerciantes de bares, lanchonetes, vendedores de comida ambulante e restaurantes industriais.
Cheias, essas garrafas serão depositadas em conteiners, estrategicamente distribuídos na cidade, os quais , por sua vez, serão coletados por caminhões, carroças e pequenas meios de transporte, conforme a demanda e o local. Já no galpão de classificação, o óleo será rotulado e embalado e exportado para a Espanha pelo Porto do Itaqui.
O trabalho será executado por recicladores pertencentes à cooperativa nos bairros periféricos. As famílias carentes participarão do programa vendendo seu óleo residual por preço simbólico.
A Semapa já desenvolve, com os agricultores familiares da zona rural, um projeto de plantio da oleaginosa pinhão manso, para produzir biodiesel, em parceria com a empresa paulista Curcas Diesel Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário