Arthur Nabantino Gonçalves Azevedo nasceu em São Luís do Maranhão a 07 de julho de 1855, da união de David Gonçalves de Azevedo e Emília Amália Pinto de Magalhães. Cedo demonstrou pendor pelas artes como o teatro, onde escreveu e fez adaptações de textos de autores como Joaquim Manuel de Macedo. Após lançar comédias nos teatros maranhenses, mudou-se em 1873 para o Rio de Janeiro.
Foi uma das grandes figuras do humorismo brasileiro. Foi jornalista, comediógrafo, contista e poeta. Em toda sua obra campeia um fino e gracioso humorismo. Autor dos "Contos Possíveis", "Contos Efêmeros", "Contos fora de moda", "Contos em verso", "Contos Cariocas" e "Vida alheia", espalhou também sua verve em dezenas de revistas teatrais e de esfuziantes comédias, entre as quais sobressaem "O Dote", "A Almanjarra", "A Véspera de Reis", "O Oráculo", "Vida e Morte", "Entre a Missa e o Almoço", "Entre o Vermute e a Sopa", "Retrato a Óleo" e "O amor por Anexins".
EmTempo:
O maranhense Arthur Azevedo foi homenageado na sua própria terra ao emprestar o seu nome ao mais importante teatro do Estado do Maranhão. O Estado de São Paulo também homenageou esse ilustre maranhense ao dar um o nome de Artuhr Azevedo a um dos seus mais importantes teatros. O Estado do Rio de Janeiro, no bairo de Campo Grande também fez a sua homenagem esse artista multiplo. A foto colorida é a do teatro Arthur Azevedo de São Paulo. A foto em preto e branco é a do teatro Arthur Azevedo de São Luís.
Nenhum comentário:
Postar um comentário