Jornal Pequeno e blog Dom SeverinoA ponte de 1.020 metros que o governo do Maranhão construiu sobre o rio Tocantins para interligar a rodovia BR-010, em Imperatriz, à estrada TO-126, em São Miguel, no estado do Tocantins, está pronta. Amanhã, às 17h, o novo cartão postal da Região Tocantina, que se chama Ponte da Integração, será inaugurado pelo governador Jackson Lago. Ele irá àquela cidade com grande comitiva.
"Esta ponte, um sonho antigo dos imperatrizenses e da população de São Miguel e municípios vizinhos, irá integrar o Corredor Centro Norte de Transportes. Ela será fundamental para o transporte de carga geral e de passageiros de toda aquela região", ressaltou a secretária de Cidades e Infra-estrutura, Telma Pinheiro, cujo órgão é encarregado da obra. O Corredor Centro Norte é composto pelo conjunto de rodovias, pontes, ferrovias, portos e aerovias dos Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.
A falta desta ponte faz com que o transporte de mercadorias e de passageiros entre os dois estados, naquele trecho da região, venha sendo feito através de balsas. Nesse ponto residem os transtornos. A operação de balsas implica perda de tempo de espera e prejuízo aos negócios e afazeres das pessoas que necessitam transpor o Rio Tocantins.
A propósito, Telma Pinheiro frisou que acabar com esses transtornos e dinamizar a economia dessa região dos dois estados são fatores que levaram o governador Jackson Lago a insistir na conclusão da ponte o mais rápido possível. A obra foi iniciada em agosto de 2006, ainda no governo José Reinaldo, e na gestão de Jackson não sofreu descontinuidade. Pelo contrário, recebeu o aporte de recursos financeiros necessários à antecipação do cronograma de execução da obra.
Para a ponte foram projetadas duas faixas de tráfego de 4,95m de largura cada uma e dois passeios laterais. Seu projeto foi concebido de modo a não prejudicar o livre fluxo de embarcações no Rio Tocantins. O vão central dela mede 140 metros e é sustentado por cabos de aço (estais) ancorados em torres. Nesse vão, a altura entre o maior nível d'água e a parte inferior da viga da ponte é de 15m. A beleza e a imponência da obra sobre o rio já transformou a ponte em cartão postal de Imperatriz.
Acessos viários - A outra etapa do serviço, composta pelos acessos viários da BR-010 e da rodovia TO-126 às cabeceiras da ponte construída serão inaugurados em julho. No lado maranhense, a cargo do governo do Maranhão, o aterro está mais adiantado que no outro Estado.
Nesta parte, em Imperatriz, só falta fazer a base e a sub-base - uma camada de 40 centímetros de piçarra - para realizar a imprimação e pavimentação. Porém, como ainda chove muito na região, a presença d'água no local está impedindo o andamento do serviço. No percurso da BR-010 à ponte a ser inaugurada há uma outra ponte de 90 metros em construção, sobre o rio Cacau.
Nos próximos dias, as oito vigas de concreto armado dessa estrutura que comporão o leito das pistas vão ser colocadas sobre as vigas de apoio, travessa central e blocos de apoio das cabeceiras. Embora esses serviços estejam previstos para conclusão e inauguração em julho, o tráfego de veículos só será liberado quando o acesso do lado tocantino ficar pronto.
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