quinta-feira, 23 de abril de 2009

Donos de carros de alto padrão são bolsistas do ProUni

Folha Online

Embora se destinem apenas a jovens com renda mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 697,50) por pessoa da família, bolsas integrais do ProUni (Programa Universidade para Todos) foram concedidas a mais de mil proprietários de carros novos, entre eles modelos de luxo, como Honda Civic, Toyota Hilux, Ford Fusion, Vectra, Zafira, Mitsubishi Pajero e o XTerra da Nissan, informa reportagem de Marta Salomon, publicada na Folha desta quinta-feira (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

A irregularidade, informa a reportagem, que alcança uma fatia de 0,6% dos beneficiários de bolsas integrais, foi detectada por auditores do TCU (Tribunal de Contas da União) ao cruzarem a lista de beneficiários do ProUni com os cadastros do Renavam (Registro Nacional dos Veículos Automotores).

Com base no cruzamento com outros cadastros oficiais, foram identificados indícios de irregularidades que envolvem 30.627 bolsistas, ou 8% do total de 385 mil beneficiários.

O ministro Fernando Haddad (Educação) afirmou que, caso sejam comprovadas as fraudes apontadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União), o estudante será desligado do programa. "Em caso de má-fé, o Ministério Público será acionado", disse o ministro.

Em Tempo:

Assim como no ProUni, no Bolsa Família, também tem muita gente de classe média, usufruindo de um programa feito exclusivamente para os pobres. Isso só acontece porque os beneficiados são protegidos por gente do governo, seja municipal ou federal. Se esses bandidos fossem exemplarmente, punidos, não existiria tanto desvio de conduta. É a impunidade que faz grassar a bandidagem neste país. (DS)

Nenhum comentário: