sexta-feira, 24 de abril de 2009

Senado demite diretora contratada por José Sarney

por Fábio Góis

Foi divulgada nesta quinta-feira (24), no boletim administrativo de pessoal do Senado, a exoneração, “a pedido”, da servidora Elga Maria Teixeira Lopes, que exercia a função de diretora da Secretaria de Comunicação da Casa. Trata-se da jornalista e advogada que, em 2003, foi indicada pelo então e atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para comandar a Diretoria de Modernização Administrativa e Planejamento.

Uma ano antes, em 2002, Elga trabalhou na campanha da então candidata ao governo do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB-MA). Com a nova eleição de Sarney para a gestão 2009-2010 da presidência do Senado, a servidora foi designada para capitanear a poderosa máquina de comunicação da Casa, que dispõe de 20 secretarias.

Em 1998, Elga também foi contratada pelos Sarney, desta vez para articular a campanha do ex-presidente da República para o Senado. E, em 2006, quando a então senadora Roseana Sarney tentou novamente o pleito ao governo do Maranhão, a servidora, que nega ter participado dessa campanha, foi nomeada para chefiar a Secretaria de Pesquisa de Opinião – o extinto Alô Senado 0800.

Todas as nomeações de Elga na Alta Casa foram formalizadas na figura de função comissionada – ou seja, por indicação política, sem concurso público.

A exoneração de Elga foi assinada pelo próprio Sarney. Em 27 de março, questionado se a servidora havia tirado licença do Senado para se dedicar às campanhas eleitorais, Sarney respondeu de forma ríspida. “Perguntem para ela. Para mim, ela não fez campanha política”, disse o peemedebista.

Apesar de oficialmente exonerada, Elga pode ser reaproveitada pelo Senado: quando foi anunciada a extinção de 50 diretorias, em 19 de março, o diretor-geral, Alexandre Gazineo, admitiu que poderia redistribuir alguns diretores dispensados. Segundo Gazineo, isso faria parte do plano de reestruturação administrativa da Casa. (Congresso em Foco)

Nenhum comentário: