domingo, 10 de maio de 2009

Cineasta paranaense vai ministrar Oficina de Videoarte

Nos dias 18/05, 19/05, 20/05, 21/05, 22/05, de segunda a sexta-feira, das 20 às 22h, o cineasta Arthur Tuoto, ministrará Oficina de Videoarte no Sesc Consolação, em São Paulo, capital.

Objetivos

Discutir a Videoarte não apenas como um gênero experimental do vídeo, mas como um dispositivo revolucionário na arte contemporânea, na mídia e nas novas tecnologias. Uma nova percepção de mundo, com possibilidades e em constante experimentação.

Tópicos da Oficina:

Primeiros Olhares: Um novo dispositivo, uma nova disciplina de arte.
Artistas Analisados: Peter Campus, Bill Viola, Nam June Paik, Bruce Nauman, Maya Deren

O Vídeo e o Filme Experimental como Ensaio: Memória, Política e Identidade através da narrativa subjetiva.
Artistas Analisados: Chris Marker, Sophie Calle, Jonas Mekas, David Perlov, Artavazd Pelechian.

O Vídeo no Cinema Contemporânea: Da dilatação do tempo à imagem absoluta.
Artistas Analisados: Pedro Costa, Abbas Kiarostami, Jia Zhang-Ke.

Novas mídias: O celular como captação videográfica, uma possibilidade em desenvolvimento.
Artistas analisados: Lucas Bambozzi, Giselle Beiguelman, Consuelo Lins, Igor Amin, Vinícius Cabral

Video Contemporâneo Brasileiro: Registro e acontecimento em um novo território.
Artistas analisados: Wagner Morales, Roberto Bellini, Gabriel Sanna, Joacélio Batista, Marcellvs, Cao Guimarães, Dellani Lima.


INSCRIÇÕES DE GRAÇA no Sesc Consolação:
SESC Consolação
segunda a sexta, das 13h às 20h45
sábado, das 9h30 às 17h30
rua Dr. Vila Nova, 245 - São Paulo - SP
fone: (11) 3234 3000


bio Arthur Tuoto

Arthur Tuoto -trabalha com vídeo, fotografia e novas mídias. Conta com exibições em mais de 50 festivais e exposições no Brasil e ao redor do mundo, entre as quais destacam-se: Videoformes - International Video and New Media Art Festival (França), aluCine Latin Media Festival (Canadá), Naoussa Short Fim Festival (Grécia), Buenos Aires Festival de Cine Independiente (Argentina), 5th Salon de Arte Digital (Venezuela) e Armenian Center for Contemporary Experimental Art (Armenia).

Além de ser o único brasileiro, foi o artista mais jovem selecionado para a Exposição Time is Love, que aconteceu na Galerie Octobre, em Paris, aonde seu trabalho foi exposto ao lado de obras que questionam o conceito do tempo e do amor usando o vídeo como ferramenta. Recentemente foi premiado no “Magmart Videoart Festival” (Itália) com seu vídeo “Disforme”, devido a isso o vídeo agora faz parte da coleção permanente do Casoria Contemporary Art Museum, em Nápoles/Itália.

O vídeo “Tainah”, o primeiro de uma série que questiona a mobilidade e as novas mídias, além de ter recebido uma menção honrosa no Festival do Minuto, ganhou o prêmio de melhor vídeo estrangeiro no Movil Film Fest 2008 (Espanha), sendo citado em jornais como o El País e demais mídias.

Através de reconfigurações do cotidiano e da memória, o artista vem tecendo uma obra diversificada que inclui videoarte, vídeo instalação, ficção e documentário experimental. Vive em São Paulo e Curitiba, Brasil.

Para conhecer mais seu trabalho, ler seu currículo completo e assistir seus vídeos, basta entrar no site do artista: http://www.arthurtuoto.com

Nenhum comentário: