Não sei se existe algum projeto no ministério de Minas e Energia, para a construção de uma barragem (eclusa) no Rio Poti; que além de servir para regularizar (perenizar) o curso desse rio, também serviria para produzir energia elétrica. Ao invés de se pensar na construção de cinco usinas hidrelétricas só no Rio Parnaiba como dizem que existem vários projetos nesse sentido.
Todo ano no período invernoso, a prefeitura de Teresina se mobiliza inteira para socorrer pessoas desabrigas pelas enchentes desse rio, que por não ter nenhuma barragem em todo o seu curso acaba sendo represado ao se encontrar com o Rio Parnaíba.
A construção da Barragem do Rio Flores no Maranhão, praticamente acabou com as inundações nas cidades ribeirinhas, localizadas ao longo do Rio Mearim, do qual o Rio Flores é um afluente. O que está acontecendo hoje no Maranhão, é uma situação atípica, desde que foi construída essa barragem do Rio Flores.
O Estado do Piauí, infelizmente não tem grande peso na política nacional e como consequência disso, projetos importantes para esse estado, não são nem sequer pensado, que dirá planejado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário