O ano de 2010 está logo ali, e esse ano, se apresenta como uma grande oportunidade para se processar neste país, uma grande renovação nos nossos quadros políticos, mandando para casa os nossos dinossauros.
A política vicia e se depender só do político, a Câmara Federal e o Senado, vão continuar nas mãos de políticos que envelheceram e já estão aposentados, mas não querem largar o osso, como se diz na gíria, ou seja, querem morrer bem velhinhos, mamando nas tetas do poder público.
Políticos como José Sarney (AP), Alberto Silva (PI), Heráclito Fortes (PI), Pedro Novaes (MA), Cafeteira (MA), Mão Santa (PI), Garibaldi Alves (RN), Renan Calheiros (AL), Gastão Vieira (MA), Júlio Cesar (PI), Roberto Magalhães (PI), Eduardo Suplicy (SP), Pedro Simon (RS) Ribamar Alves (MA), devem abrir espaço para o sangue novo, para os jovens. Se cito só esses nomes com exemplo de políticos ultrapassados e sem sintonia com os verdadeiros anseios da nação - é porque eles simbolizam o nosso atraso político.
É urgente se fazer uma renovação na política brasileira, para que os jovens tenham também as suas oportunidades. Na iniciativa privada os empresários não querem mais contratar ou permanecer nos seus quadros com pessoas idosas,(não que eu defenda essa prática), mas na política ela também se faz necessária e com uma certa urgência.
Também existem outros políticos que mormente serem jovens na idade, mas são velhos nos usos e costumes. Nesse grupo eu incluiria Ciro Nogueira (PI), Clóvis Fecury (MA), Paulo da Força Sindical (SP), Sétimo Waquim (MA) ( esse pode ser incluído nos dois grupos) e Pedro Fernandes (MA).
O Estado do Maranhão na atual legislatura não tem um representante na Câmara Federal que seja digno de um elogio, por pelo menos ter um desempenho sofrível. O deputado federal Gastão Vieira, sobre quem no início da sua carreira se depositava uma grande esperança, consumido pelo tempo que foi, hoje não passa de mais um deputado, entre os 513 com assento naquela casa legislativa.
Essa renovação que proponho, acaba não passando de uma simples utopia, haja vista, todos nós sabermos que só se elege neste país, quem tem muito dinheiro para comprar votos. Me aponte um deputado ou senador eleito pelo que se convencionou chamar de voto ideológico na atual legislatura?
O Estado do Maranhão é uma vergonha nacional, em todos os sentidos. Podbre Maranhão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário