As novas produções do cinema nacional, os melhores vídeos e filmes de ficção e documentários produzidos em curtas, médias e longas metragens estarão em cartaz de 16 a 20 de junho, em São Luís do Maranhão. Promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o 33º Festival Guarnicê de Cinema já está com inscrições abertas. As inscrições podem ser feitas somente pelo novo site:www.cultura.ufma.br.
O Guarnicê é uma promoção da UFMA, por meio dos Departamentos de Assuntos Culturais (Pró-Reitoria de Extensão), Comunicação Social (Centro de Ciências Sociais) e de Artes (Centro de Ciências Humanas).
O novo site oficial do 33º Festival Guarnicê de Cinema e dos projetos culturais da UFMA hospeda o regulamento oficial, fotos de edições anteriores e fichas de inscrição da edição deste ano.
O 33º Festival Guarnicê conta com o apoio de organizações públicas e privadas e terá mostras competitivas e não competitivas. O Festival incentiva a realização de filmes e vídeos, em curta, média e longa metragem; fomenta o aparecimento de novos realizadores; difunde a produção no campo audiovisual no Brasil; e promove o intercâmbio entre países ibero-americanos e de língua portuguesa.
Regulamento e inscrições
O 33º Festival Guarnicê aceitará filmes na bitola 35 mm e vídeos no sistema NTSC em qualquer formato de captação, exigindo-se, no ato da inscrição, o encaminhamento da(s) cópia(s) em mídia digital DVD para seleção. As mostras não competitivas serão constituídas de filmes e vídeos convidados e/ou que não se enquadrem nos critérios da competição e serão realizadas em sistema de itinerância.
O diretor do DAC/PROEX, prof. Dr. Alberto Dantas, informa que neste ano uma das novidades será a Mostra Guarnicê de Filme Longa Metragem. “A mostra não terá caráter competitivo e será destinada a diretores iniciantes, brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil há mais de um ano”, disse Dantas. Considera-se iniciante o diretor que não tenha assinado a direção geral de três filmes de longa metragem.
Concursos
O 33º Festival Guarnicê de Cinema terá os concursos Guarnicê de Filmes, Guarnicê de Vídeos, Troféu Guarnicê para Filme/Videoclipe (15ª edição), Troféu Guarnicê para Filme/Vídeo de 1 Minuto (18ª edição), Troféu Guarnicê para Comercial (20ª edição) - destinado às agências e produtoras do Maranhão e o Troféu Guarnicê para Tele-Reportagem (22ª edição) - destinado às emissoras de TVs do Maranhão.
Poderão participar do Festival cineastas e videoastas brasileiros, ibero-americanos e de países da língua portuguesa. Cada participante poderá inscrever até 2 (dois) filmes e/ou vídeos, de curta e média metragem (curta metragem até 15 minutos; média metragem - 16 a 69 minutos e longa a partir de 70 minutos), sobre qualquer tema e que não tenha participado de edições anteriores do Festival Guarnicê.
O diretor técnico do Guarnicê, José de Jesus Guterres, explica que “os trabalhos inscritos e seus anexos deverão ser entregues ou enviados por postagem a: UFMA/PROEX/DAC - FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA”. Ele complementa que “o endereço do DAC fica na Rua Grande, 782 – Centro 65020-250, em São Luís (MA)”. Telefax: (98) 3231-2887 – Coordenação: 3221-0756. E-mail: dac.audiovisual@ufma.br. (Da Ascom / UFMA)
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
Nenhum comentário:
Postar um comentário