Quem procura acompanhar a trajetória dessas novas seitas religiosas com uma visão crítica, percebe o quanto nós os brasileiros, ainda vivemos no mundo do obscurantismo, na escuridão mental e intelectual. Pois só nos países muito atrasados, as religiões neopentecostais conseguem surgir e crescer com tanta facilidade. Os templos das igrejas Universal do Reino de Deus, Internacional da Graça de Deus, Igreja Apostólica Renascer e a Igreja Mundial do Poder de Deus, vivem permanentemente cheia de fiéis, de pessoas que pelos seus aspectos ou estão muito desesperadas ou são atores contratados para darem falsos depoimentos. Mas a verdade insofismável é que os templos dessas igrejas estão sempre lotados, cheios, abarrotados de pessoas fragilizadas que buscam desesperadamente por socorro.
Os frequentadores dessas igrejas são pessoas desesperadas, na sua expressiva maioria, pessoas humildes que ainda acreditam na existência do demônio, do purgatório, na história da criação do mundo em seis dias e no Jardim do Éden. Também existem aquelas que por terem herdado uma cultura religiosa, vivem de um lado para o outro em busca da verdadeira igreja. Uma igreja que segundo a própria Bíblia, vai ser a escolhida por Deus Todo Poderoso. Mas acontece que cada dissidente de uma dessas igrejas citadas acima, ao criar uma nova denominação religiosa, vende a promessa de que essa sua igreja é verdadeira.
Só existe salvação e liberdade para o homem, na educação e no conhecimento, pois é através delas que o homem se liberta das crenças duvidosas, dos mitos, do medo e do preconceito. O povo brasileiro ao se apoiar ou usar como muletas, a religião, demonstra o quanto ele ainda permanece com os pés fincados na idade das trevas.
O estudo da filosofia, por exemplo, ajuda ao homem a se libertar dos seus medos, das suas crises existenciais, pois ela explica e justifica o porquê e a origem das coisas. Nos países desenvolvidos, como os da Europa, os templos estão sendo esvaziados pela certeza quase que absoluta que os europeus têm da não existência de Deus e outros mitos que escravizam as pessoas fracas e ignorantes.
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
Nenhum comentário:
Postar um comentário