A Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência estão à frente da organização do evento. A secretária Graça Amorim informa que um dos principais objetivos do evento é alertar a sociedade para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência. “A sociedade precisa entender que acessibilidade é proporcionar cidadania às pessoas com deficiência, seja ela permanente ou temporária. Acessibilidade é não segregar, sendo necessário, portanto, segurança e autonomia para estas pessoas, para que a utilização das vias públicas e transportes não representem empecilhos.”
O Ministério Público também participa do manifesto, fazendo parte da comissão da caminhada que será realizada dia 12, sábado, às 7 horas. A IV Caminhada da Acessibilidade partirá da avenida Frei Serafim até a praça Rio Branco.
Ainda como parte da programação, no dia 24, na sede da Procuradoria Geral da Justiça, haverá o lançamento da campanha “Acessibilidade: Uma Questão de Cidadania, um Compromisso de Todos Nós”, que será realizada através de parceria com o Ministério Público Estadual. O evento deverá refletir em outras ações, como afirma Marlúcia Almeida, Promotora e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. “Até o final de junho será lançado uma nova campanha, com palestras, em nível estadual sobre acessibilidade”, ressalta a promotora.
A programação culminará com o Fórum Estadual da Inclusão da Pessoa com Deficiência, no dia 26 de junho, de 7h às 18h, no Centro Integrado de Pessoa com Deficiência, próximo a Maternidade Evangelina Rosa. Às 19h acontece o Arraial do Surdo, no Clube dos Engenheiros Agrônomos do Piauí.siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
Nenhum comentário:
Postar um comentário