domingo, 13 de junho de 2010

Umas & Outras

Salve-se quem puder

A salvação é individual. De nada adianta as campanhas, as fantasias, os centros de recuperação, porque o comércio da droga é tão poderoso que nem as nações mais desenvolvidas conseguiram combatê-lo. E esse comércio está enraizada na sociedade, desde a cúpula dos governos, passando pela classe média e indo até a periferia. Lá onde os trabalhadores e soldados são recrutados. Como eu falei no início, a única salvação possível é a individual. Até mesmo aqueles que se dizem recuperados, para mais nada servem, haja vista, terem passado por um processo de deformação do caráter.

A candidata ideal

A ex-petista Marina Silva, hoje candidata pelo Partido Verde (PV), tem uma belíssima história de vida, de alguém que conseguiu vencer a todo tipo de adversidade, vencendo as doenças tropicais, vencendo a escuridão de quem só veio a ser alfabetizada após a adolescência, ao deixar o empate (área de seringal) e ir se aventurar na cidade grande. Lá onde se encontrou com o sindicalismo que a levaria a militância política. Depois de uma carreira vitoriosa dentro do Partido dos Trabalhadores (PT), Marina Silva resolveu deixar o ex-partido para tentar vencer outras batalhas. Mas acontece que por gratidão e respeito pelo PT, a candidata do PV vem adotando um discurso muito suave para quem deseja chegar à presidência da república. Sem que ela explique os motivos que a fizeram deixar o PT, as suas chances de crescer na campanha e vencer a disputa serão mínimas.

Os herdeiros da política

No estado do Piauí existem algumas famílias que não admitem em hipótese nenhum abandonar a política, a não que a política as abandone. São pequenas oligarquias, que há mais de 50 anos estão na política piauiense, o que impede que essa política se renove, ao oxigenar-se, com a presença de novos políticos, que não pertençam a nenhuma das famílias tradicionais. Neste eleição de 2010, são várias as famílias que querem permanecer na política deste estado, através das mulheres, filhos, pais, irmãos e até concubinas. Como se vida inteligente na política piauiense só existisse nas famílias Nogueira - Portela ( a esposa do deputado federal Ciro Nogueira), Sampaio ( Marllos Rossano, irmão do deputado estadual Temístocles Pereira Filho e filho de Temístocles Pai), Claudino (João Claudino, pai do senador e candidato a governador João Vicente Claudino), Dias (a esposa de Wellington Dias), Neto (Antonio Neto, esposo da vereadora Rosário), Moraes Sousa (esposa do candidato a vice na chapa de Wilson Martins) e outras famílias menos importantes. Agora resta saber se o eleitor piauiense vai continuar elegendo os membros dessas famílias que estão abandonando as suas profissões, negócios e investindo na carreira política.

Futebol sem beleza e sem arte

Com os primeiros jogos do campeonato mundial que está sendo realizado na África do Sul, já dá para perceber que o futebol arte, vai perder de goleada para o futebol preparo físico, uma vez que nenhuma das seleções que já se estrearam nessa competição, mostraram um futebol pelos menos razoável do ponto de vista da arte e da beleza. No jogo que reuniu as seleções da Argentina e Nigéria só o jogador Messi, em raros momentos apresentou um futebol com algum brilho. Na sequência veio o jogo entre a Inglaterra e os EUA que também não agradou pelos mesmos motivos: um jogo frio, modorrento e apático. Quem não teve a oportunidade de assistir a esses jogos, não perdeu nada.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: