Mandato tampão
Na cabeça de Luís Inácio Lula da Silva, se Dilma vier a se eleger, o seu mandato não passará de um mandato tampão, pois veja o que disse Lula, quando da convenção petista que homologou o nome de Dilma Rousseff: "Vai ser a primeira eleição em que o meu nome não vai estar na cédula. E, para que esse vazio seja preenchido, eu mudei de nome e vou colocar Dilma lá na cédula". Isso é o que se pode chamar de uma pessoa pretensiosa, que mesmo o país inteiro sabendo do seu despreparo intelectual, ainda tem a ousadia de falar tamanha asneira. Lula quando deixar o governo vai ter que fazer um tratamento, porque do contrário, ele vai querer ficar no Palácio do Planalto, qualquer que seja o eleito.
A morte de um ateu convicto
Depois que o seu nome passou a ter maior visibilidade em todo o mundo, com a conquista do Prêmio Nobel de Literatura da língua portuguesa, José Saramago passou a usar sua fé na razão para provocar as religiões cristãs, ao escrever os livros O evangelho segundo Jesus Cristo e Caim, o seu último livro a ser publicado. Com as suas provocações contra a religião, José Saramago agia como quem tenta tirar a venda dos olhos das pessoas - que tomadas pelo medo, acabam se deixando levar por uma fé cega em algo, que por ser subjetivo nunca ninguém conseguiu provar a sua existência, através de evidências. É o medo que faz com que as pessoas busquem a religiões a procura de conforto espiritual - para as suas almas aflitas, que tem como causa principal, o seu deslocamento no mundo.
O espiritismo em marcha
A doutrina do espiritismo, a ciência da observação e doutrina filosófica que acredita em Deus, sempre me atraiu muito a atenção, muito mais pelos exemplos de solidariedades dos seus seguidores, que como diz a parábola do Bom Samaritano, deve ser prestada, sem olhar a quem. Desde que ela se faça necessária. Agora, toda vez que eu tento me aprofundar nessa doutrina, empaco, a partir do momento em que começo a questionar com especialista nessa matéria sobre as vidas futuras. E a minha preocupação sempre está voltada, para o saber se na vida futura os espíritos mantém a memória das vidas anteriores ou parte dela. Todas as minhas perguntas, quando respondidas, eram muitas vagas ou sem nenhuma capacidade de convencimento. Mas mesmo assim, o espiritismo ainda me incomoda, devido à extrema coerência dos espíritas em aliarem a teoria à prática. Tenho uma amiga que sempre que conversamos sobre esse assunto, ela cita o pai do poeta e compositor Torquato Neto, o defensor público aposentado Eli Araújo, como um exemplo de alguém que vive essa doutrina com a mais absoluta coerência. Sou um ateu que vive flertando com o espiritismo. A cidade de Uberaba no triângulo mineiro é hoje conhecida como a Cidade dos Espíritos, por ter mais centros kardecistas do Igrejas.
A greve como um meio para se conquistar um novo mandato
Os petistas maranhenses Domingos Dutra, Manoel da Conceição e Terezinha Fernandes, com as suas greves de brincadeira não levaram nem duas semanas se alimentando um dia assim outro dia não. Bastando apenas os cardeais do seu partido acenar com algumas vantagens, para que os três abandonassem essa farsa. Com esse circo montado em plena Câmara Federal, o deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) atingiu o seu objetivo, que era o de chamar a atenção do estado do Maranhão para um sacrifício de faz de conta ou para inglês ver. Só que o seu tiro saiu pela culatra, porque o maranhense esclarecido, logo se deu conta da farsa montada, com a participação de um político, que até então eu tinha na conta de um grande brasileiro, o ex-líder camponês Manoel da Conceição. Mas como dizia o padre Antonio Vieira, do púlpito da Igreja do Carmo em São Luís - durante os seus sermões, que no Maranhão não há verdade. Hoje sou forçado a reconhecer essa verdade dura, mas dita com muita propriedade por esse orador notável.
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
Nenhum comentário:
Postar um comentário