quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ministério da Cultura homenageia o rapper Preto Ghoez

Preto Ghoez morreu em acidente automobilístico em setembro de 2004, em Santa Catarina.

Antes tarde do que nunca. A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) publicou no dia 16 de abril, no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 16 a 18), o Edital nº 005 abrindo as incrições para o Prêmio Cultura Hip Hop 2010 - Edição Preto Ghóez. Uma homenagem a esse maranhense que desapareceu prematuramente.

A primeira edição do concurso contemplará 134 iniciativas do movimento Hip Hop, com o valor de R$ 13 mil cada, divididas em cinco categorias (Reconhecimento, Escola de Rua, Correria, Conhecimento – Quinto Elemento, e Conexões). O Prêmio terá recursos de R$ 1,7 milhão e as inscrições, para o concurso, ficarão abertas até o dia 11 de agosto. As inscrições podem ser enviadas pelo correio ou online, nos seguintes sites: www.institutoempreender.org, www.www.premiohiphop.org.br, www.cultura.gov.br/diversidade


Nascido em São Luís do Maranhão, o rapper Preto Ghoez passou parte da infância nos mangues, vivendo da pesca de caranguejos. Foi interno da Febem. Desenvolveu ali seu trabalho musical e, a partir daí, ajudou a organizar o movimento Hip Hop nas regiões Norte e Nordeste.

Ghoez foi idealizador, em parceria com o MinC, do projeto "Fome de Livro na Quebrada", que será implantado a partir de outubro em oito estados do Brasil. "Era um intelectual orgânico das periferias brasileiras, dos grotões. Sua compreensão da cultura era ampla. Defendia o rap como variação do repente e dos ritmos nordestinos. Tenho certeza que o movimento que ele ajudou a construir continuará vivo" disse ainda o ministro.

O subsecretário de Articulação Social da Secretária Geral da Presidência da República, Beto Cury, quando do passamento desse jovem artista, também lamentou a morte prematura de Preto Ghoez. "Perdeu o Hip-Hop. Perdeu-se um militante cultural e social", disse Cury. (Agência Brasil)

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz

Nenhum comentário: