quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pesquisadora é uma das 15 finalistas do prêmio Cláudia

O prêmio Cláudia, promovido pela Revista Cláudia, da Editora Abril, há 15 anos consagra mulheres brasileiras que alcançaram relevância em uma das seguintes áreas: Políticas Públicas, Trabalho Social, Negócios, Cultura e Ciências, sendo que as vencedoras são escolhidas por três júris (o de notáveis, o da redação e o de leitoras).

Segundo a Doutora Terezinha Rêgo, são três as etapas às quais as finalistas são submetidas: entrevista com sessão de fotos do local de trabalho, da casa e família; gravação de vídeo mostrando o trabalho da profissional e um jantar com todas as finalistas.

A doutora já passou pela primeira etapa, na qual foram tiradas fotos do setor que coordena na UFMA, Herbário Ático Seabra, além de fotos pessoais. Para isso, foi enviada uma equipe da Revista Cláudia: Patrícia Negrão, jornalista, e Mônica Tagliapietra, fotógrafa, além de um maquiador. Ressaltou Terezinha a respeito dos três dias de rotina que passou para poder fazer as fotos.

Nesse primeiro momento, a equipe revelou que o vídeo, parte da segunda etapa, deveria ser feito em outro lugar, fora do herbário. Foi sugerido o Palácio Cristo Rei, onde se encontra o Memorial da Universidade. A gravação está marcada para o dia 27 de julho às 9 hs. Já o jantar com as finalistas está agendado para o mês de novembro em São Paulo.

O projeto de extensão responsável pela indicação da doutora ao prêmio está dividido em três partes: Fitoterapia: uma política de saúde para o Maranhão; Utilização das plantas medicinais em programas de saúde; e Fitoterapia no Sistema Único de Saúde – SUS. A doutora Terezinha desenvolve este projeto desde seu terceiro período de Farmácia na UFMA, e recebe toda semana plantas de pessoas da comunidade para serem catalogadas.

Atualmente o Herbário que coordena possui um acervo de 10 mil espécies catalogadas.

Aos 77 anos, a doutora Terezinha Rêgo manifesta o desejo de doar todos os seus prêmios e condecorações para a UFMA, visando à criação de um memorial de sua obra. Autora de vários livros e reconhecida internacionalmente, ela demonstra simplicidade ao falar sobre sua indicação para o prêmio Cláudia 2010.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz

Nenhum comentário: