segunda-feira, 26 de julho de 2010

Umas & Outras

A manutenção da miséria favorece a candidata de Lula

O programa Bolsa Família é o maior cabo eleitoral de Dilma Rousseff nas regiões mais pobres do Brasil. É que o pobre vota por gratidão e o governo federal usa esse programa como os coronéis da política nordestina usam  o clientelismo e assistencialismo para se perpetuarem no poder. No interior do Piauí, o prefeito de São Raimundo Nonato, o Padre Herculano Negreiros no seu primeiro mandato tentou acabar com essas práticas do atraso e na luta pela sua reeleição acabou sendo derrotado. Lula como não quis arriscar, conseguiu se reeleger usando os seus programas assistencialistas como cabos eleitorais.   

A violência nossa de cada dia

O brasileiro anda  vivendo sob um clima de terror e medo. Devido a uma violência que se instalou no país e que está deixando todo mundo aterrorizado. Uma violência que  não livra a cara de ninguém. É óbvio que os ricos se protegem mais, mas eis que chega o momento que o rico mesmo dispondo de um bom sistema de segurança não está a salvo. Quem anda na periferia das grandes cidades brasileiras percebe sem grande esforço a insegurança reinante em toda parte, ao se deparar com pequenos comerciantes vivendo preso entre grades de ferros. Já nas áreas nobres dos grandes centros urbanos, os condomínios de luxos estão sendo assaltados quase que diariamente por quadrilhas que fazem arrastões nos apartamentos.

O brasileiro não tem caráter

Na hora de se dar bem, a lei de Gerson (Na cultura brasileira, a Lei de Gérson é uma "lei" não-escrita na qual a pessoa que "gosta de levar vantagem em tudo" segue, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões ética ou morais), sempre prevalece sobre as nossas vontades. O piloto de Fórmula 1 Felipe Massa no GP da Alemanha ao deixar de ganhar uma corrida para beneficiar ao seu companheiro foi bastante pragmático, ao esquecer o patriotismo e pensar só no seu futuro e da sua equipe. Não é a primeira vez que isso acontece com um piloto brasileiro. Antes isso já havia acontecido com Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet, que para agradar as suas respectivas equipe obedeceram a ordens que uma pessoa séria não acataria . O comportamento desses três pilotos humilha a todos nós brasileiros e cobre de ridículo essa atividade esportiva. Se nada for feito no sentido de resgatar a confiança na Fórmula 1, o que veremos a partir de agora é uma queda de audiência na transmissão feita pela televisão.

Muitas pesquisas só servem para beneficiar

Mais uma pesquisa é divulgada, com pequenas alterações no comportamento do eleitor piauiense, que já vê com certa desconfiança  a realização de tantas pesquisas. Até para o eleitor de baixa escolaridade, essa enxurrada de pesquisas atende a um propósito, qual seja, o de tentar induzir o eleitor de que esse ou aquele candidato está crescendo nas pesquisas de opinião pública. Mas o eleitor já está vacinado contra esse tipo de jogo. Na realidade a verdadeira pesquisa é aquela que sai das urnas. E essa pesquisa antes de ser realizada já se percebe qual será o seu resultado, bastando apenas observar a voz rouca ou a voz silenciosa das ruas.

O povo anda muito calado

Esta campanha eleitoral anda meio estranha, ou seja, ela não deixa transparecer o entusiasmo do leitor por essa ou aquela campanha. É como se o povo não estivesse muito interessado no desenrolar das campanhas e muito menos nos candidatos. Até mesmo o número de carros adesivados nesta altura do campeonato é muito reduzido. O eleitor está agindo com quem está traindo alguém. Do tipo que promete o seu voto a um candidato, quando no interior da sua casa o retrato que emoldurando o altar é de outro. Isso me faz lembrar a primeira eleição para prefeito de Timon, em que disputavam Napoleão Guimarães e Chico Leitoa. Acontece que certo dia Napoleão Guimarães ao visitar um seu suposto eleitor, foi recebido com festa, mas foi surpreendido ao adentrar ao quarto do seu velho amigo, ao se deparar com um cartaz de Chico Sousa.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz

Nenhum comentário: