Depois do pão de queijo de Minas Gerais, outro produto regional brasileiro pode ser transformado em "Patrimônio Cultural" do País. O deputado federal, Sarney Filho (PV-MA), entrou com requerimento na Câmara dos Deputados, no início do mês, para indicar o guaraná maranhense, a Cola Jesus, como bem imaterial do patrimônio cultural do Maranhão e do Brasil.
O parlamentar teme que o atual proprietário da fórmula, a Coca-Cola queira alterá-la e o produto perca o sabor original que o consagrou ao longo dos seus mais de 80 anos de existência. A fórmula do Guaraná Jesus foi comprada pela Coca-Cola em 2001. Na época, pesquisas de mercado davam conta de que o guaraná maranhense sozinho vendia mais do toda a Ambev no Estado.
Após ser vendido para a Coca-Cola, surgiram especulações de que a multinacional comprou o produto para aos poucos tira-lo de circulação, o que ainda não aconteceu. Sarney Filho, no entanto, disse ter observado, quatro meses depois da venda, que o produto maranhense estava sumindo das distribuidoras do Rio de Janeiro, São Paulo e de Brasília, onde aos poucos, tornava-se conhecido e conquistava consumidores.
Diante das constatações, Sarney Filho passou a pensar em um meio de defender o Guaraná Jesus, produto apreciado por crianças, jovens e adultos do Maranhão. Defender o que considerava um patrimônio e sonho cor-de-rosa dos maranhenses. A fórmula do Guaraná Jesus foi criada na década de 20 do século passado pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes. O Guaraná Jesus encanta não só pela cor exuberante "rosa-choque", mas também pelo sabor. É um símbolo da cultura maranhense. Atualmente compõe a lista dos produtos turísticos do estado e é fabricado em embalagens pet e lata.
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz




Nenhum comentário:
Postar um comentário