quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ministro do STF sob suspeita

O ministro Joaquim Barbosa do Superior Tribunal Federal (STF), relator do processo do mensalão, segundo o blogueiro Josias de Souza, que transcreve parte de uma matéria feita pela jornalista Renata Lo Prete, do Painel da Folha, a sucessão de licenças médicas que mantém o relator do mensalão longe do plenário do STF está deixando doente o presidente desse tribunal, o ministro Cezar Peluso que o ameaça com a solicitação de uma perícia médica.

O julgamento dos mensaleiros que já deveria ter acontecido, mas que devido à doença do ministro Joaquim Barbosa, vem sendo adiado, o que naturalmente beneficia os petistas envolvidos nesse rumoroso caso e por extensão a  Dilma Rousseff, que se vê livre da exposição de um escândalo que fere de  morte a sua candidatura.

Como o ministro Joaquim Barbosa foi nomeado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, esse seu afastamento por motivo de doença, está levando a imprensa a especular muito sobre os reais motivos do afastamento do ministro. Dai a importância da mudança no critério para a nomeação de ministros e desembargadores. Isso evitaria muitos constrangimentos, porque se o ministro que foi nomeado pelo presidente da república vota contra os interesses de Sua Excelência, para o governo ele passa a ser encarado como um ingrato, como aconteceu como o ministro Celso de Mello nomeado pelo presidente da república José Sarney (por sugestão do advogado Saulo Ramos, como consta no livro escrito por esse causídico) que votou contra os interesses do governo Sarney e por isso mesmo foi muito criticado.

Em TemPo:

Se eu reunisse condições, tomaria a mesma decisão tomada pelo jornalista Diogo Maynard e compraria uma passagem só de ida para o Paraguai. Lá pelo menos, eu me sentiria um estrangeiro em terra estranha. Pensando bem, o Paraguai acaba sendo um país mais sério que o Brasil.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz

Nenhum comentário: