terça-feira, 24 de agosto de 2010

Na dúvida vote, nulo

Votar nulo é uma maneira do eleitor descontente e decepcionado  - revelar a sua insatisfação com a política em geral e com o político em particular. Portanto, um direito de todo cidadão. Uma prática que deveria ser estimulada, inclusive pela justiça eleitoral, como uma forma de punir os políticos que não honram os votos do eleitor.

Mas o que se vê é o nosso país gastando rios de dinheiro com campanhas que ensinam o eleitor a votar e de incentivo ao voto. Essas campanhas em vez de favorecer o exercício da liberdade, que é a verdadeira essência da democracia, não, muito pelo contrário, serve para mostrar o quanto o Brasil ainda é um país subdesenvolvido. Nas verdadeiras democracias o voto é facultativo. Que democracia é essa que obriga o cidadão a votar?

Em nosso país até a democracia é exercida pela metade, com o povo sendo obrigado a fazer muitas coisas que contrariam a sua vontade, ao verdadeiro espírito democrático. A obrigatoriedade do voto, por exemplo, é uma dessas coisas que ferem de morte a verdadeira razão de ser da democracia, que é a liberdade plena.

A justificativa para o voto obrigatório: segundo a Constituição Federal o Estado é o tutor da consciência das pessoas, impondo sua vontade a vontade do cidadão, até mesmo para obrigá-lo a exercer sua cidadania, não obstante nossa própria CF consagrar, como as demais do mundo civilizado, a soberania e a supremacia do povo sobre o Estado, pois é do povo que emana o poder e só o Povo é soberano. 

Os políticos brasileiros que por se beneficiarem  desse instituto, não fazem nada para acabar com uma excrescência,  que macula a imagem do Brasil frente aos países desenvolvidos. Nesse aspecto o Brasil se iguala a países como a Guatemala.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz

Nenhum comentário: