Hoje bem cedo ao acessar o Jornal Pequeno Online, me deparei com a seguinte matéria: "Dinastia Costa - domina município pobre e atrasado dos Cocais". O município a que se refere essa matéria é Dom Pedro, um município maranhense que há 26 anos é dominado por uma única família, a família Costa. O termo é esse mesmo, dominado. O correto seria dizer administrado, só que de administração pública em Dom Pedro não existe nada, pois tudo lá gira em torno dessa família. O município de Dom Pedro que antes de passar a município era conhecido como Mata do Nascimento. Dom Pedro que é a terra natal do insigne jornalista Cláudio Barros.
Esse município maranhense com 58 anos de emancipação política, há 26 anos vem sendo chefiado pela família Costa, é o retrato do Brasil em miniatura, pois são poucos os municípios brasileiros que não são vitimas de famílias como essa - que é dona de Dom Pedro. É que devido à pobreza extrema em que vivem as pessoas, o político no poder se transforma num paizão, com os pobres miseráveis passando a depender em tudo do prefeito. E a dependência do povo em relação ao dono poder, faz com que o dono do município se perpetue no poder, ao manobrar no sentido de na impossibilidade dele não poder continuar como prefeito de direito, mas elegendo "uns paus" mandados, que só são prefeitos na hora de assinar o cheque para ser descontado pelo cacique político.
Não é preciso ir longe: aqui mesmo no estado do Piauí, existem várias famílias que são donas de corações e mentes dos munícipes, dos pobres coitados, que analfabetos, sem profissão, acabam sendo tratados como gados mansos. Quem no estado Piauí não conhece uma família que é tida como dona de um município? As famílias Marques e Sampaio na região Norte deste estado, são donos de algumas fazendas de gado humano. As famílias Paulo e Paes Landim vivem se revezando no controle da fazenda que atende pelo nome de São João do Piauí.
Agora o que me deixa profundamente amargurado é saber que isso nunca vai mudar, porque não existe vontade política para mudar essa nossa triste, humilhante e ultrajante realidade.
Os ricos terceiro-mundistas se comprazem em ter poder sobre as pessoas humildes, indefesas e desprotegidas. Isso é uma verdadeira infâmia! Esse é tipo de comportamento dos burgueses da idade média. Isso revela a nosa condição de povo bruto e atrasado.
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário