terça-feira, 5 de outubro de 2010

Os grotões e o Brasil profundo

Primeiro vamos começar falando sobre o que significa profundo, para o que leitor entenda o que pretendo mostrar. A palavra profundo segundo o dicionário Aurélio significa o seguinte: um lugar escuro, medonho, que inspira terror e muito difícil de compreender. Traduzindo: um lugar onde as pessoas vivem no mais completo abandono, sem nenhum tipo de assistência dos governos estadual e federal. O governo municipal, mesmo com todas as suas deficiências é o único que chega, de maneira precária, mas chega ao Brasil profundo e aos grotões.  

Passemos agora a definição da palavra grotões para sua melhor compreensão do que pretendo dizer. Uma palavra que segundo o dicionário Aurélio, é um lugar de difícil acesso, aonde para se chegar, só com muita determinação e força de vontade. Já no linguajar político, a palavra grotões significa um lugar pobre, aonde as pessoas vivem abaixo da linha de pobreza. Abandonadas pelo poder público, pelo sistema.

Mesmo esses lugares que formam os grotões e o Brasil profundo, sendo desassistidos, são eles que elegem os candidatos dos governos, porque no dia da eleição, são os candidatos apoiados pelos governos que dispõem de melhor estrutura, transportando eleitores e fornecendo comida. Os prefeitos, que na sua expressiva maioria têm ligação com o governo estadual, acabam facilitando a aquisição do voto do caboclo, do matuto, que via de regra,  mal assina o seu nome, mas que recebe a assistência necessária para aprender a votar.   

Os candidatos de oposição têm de encontrar um jeito de chegar até esses dois brasis, ignorados pelos governos, mas que no momento da campanha sempre são lembrados para ajudarem ao sistema dominante. Sem que a oposição consiga chegar até esses lugares, para tentar mudar o quadro atual - que sempre favoreceu aos candidatos governistas, porque, repito, eles dispõem da máquina do governo, que sempre é usada a favor de quem está no poder, será muito difícil para a oposição conquistar o poder. 

Para as mentes inteligentes e que sabem usar a criatividade, nada é impossível. Não custa nada lembrar que os grotões e o Brasil profundos -  são aqui representados pelos pequenos e os mais distantes municípios.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz

Um comentário:

José María Souza Costa disse...

Vim ler.Mas, vim também lhe convidar a seguirmospelos blogs.Assim interagirmos melhor.
Abrass
Sigamos aqui
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com