A inflação que está obrigando a República Popular da China a rever a sua política de grande compradora de commodities (soja, ferro), também começa a preocupar o governo norte-americano.
Os economistas norte-americanos estão preocupados com a inflação. Um painel concluiu que as recentes medidas anunciadas pela Reserva federal podem causar uma subida nos preços.
A China tenta combater a inflação, usando os seus estoques reguladores de grãos e aumentando a sua produção industrial. Com essas medidas o governo chinês tentará frear os preços ao consumidor, que subiram 4,4% em Outubro.
A China e os EUA para tentar conter o ímpeto inflacionário, vão ter que reduzir as suas compras de commodities, matérias primas, o que afetará diretamente o Brasil na sua balança comercial, que já deve amargando nos últimos meses alguns déficits. Esse novo cenário da economia mundial é deveras preocupante, porque revela que o mundo ainda sofre os efeitos da crise financeira de 2008. Que assim como a grande depressão de 1929, levará no mínimo uns cinco anos para ser vencida.
O governador do estado do Piauí, deveria promover uma grande reunião com todos os prefeitos, para lhes fazer um relato honesto da real situação do país e do seu estado, dentro de um perspectiva menos otimista, tomando por base o cenário mundial, onde nuvens carregadas começam a tingir o horizonte.
siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
Nenhum comentário:
Postar um comentário