As notícias que chegam ao Brasil, vindas da Europa, dando conta da provável divulgação de uma lista pelo site Wikileaks, onde deverá constar nomes de pessoas - que fugindo do fisco do seu país, transferiram muito dinheiro para os Paraísos Fiscais (estados nacionais ou regiões autónomas onde a lei facilita a aplicação de capitais, que oferecem um tipo de dumping fiscal, com alíquotas de tributação muito baixas ou nulas). Isso tem deixado muitos endinheirados no Brasil de cabelo em pé, com medo de terem as suas fortunas fora do país descobertas e reveladas e o consequente pedido de repatriação desse dinheiro, pelo governo brasileiro. .
O dinheiro de brasileiros depositados em Paraísos Fiscais é fruto da lavagem de dinheiro e da sonegação fiscal, o que caracteriza crime financeiro, que caso venha a ser descoberto, poderá ser pedido o seu repatriamento pelo governo brasileiro. .
O ex-banqueiro Rudolf Elmer, que repassou mais de 2000 documentos ao jornalista e ciberativista Julian Assange (foto), em seus escritos afirma que a "evasão fiscal 'offshore' (gestão de contas para clientes não residentes) é a maior fraude" e que sua intenção é pôr em questão o princípio do sigilo bancário diante das instâncias da Justiça europeia.
O responsável pelo WikiLeaks disse que vai verificar os dados recebidos, e publicará os nomes dos titulares das contas bancárias em duas semanas.
No Brasil a grande imprensa já especula muito, quanto aos nomes os brasileiros que deverão constar dessa lista.
siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
Nenhum comentário:
Postar um comentário