quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Projeto do Corpo de Bombeiros será apresentado em Cuba

O projeto repassa a alunos e professores de escolas públicas as ações em casos de ocorrências.
 O projeto pedagógico para Prevenção de Catástrofe e Acidentes em Estruturas Colapsadas nas Escolas, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBBMA), será apresentado no Congresso Internacional de Pedagogia, que ocorre em Havana (Cuba), de 24 a 28 de janeiro. O programa é coordenado pelo coronel Vanderley Pereira, que viaja nesta quinta-feira (20) para a capital cubana.

“Estamos muito felizes de termos a oportunidade de apresentar um trabalho do Corpo de Bombeiros do Maranhão em outro país. É um momento de troca de experiência que só enriquecerá o nosso trabalho”, destacou o coronel. O congresso tem como tema a "Unidade dos Educadores" e se propõe a promover a integração entre os países para compartilhar experiências e unir forças para a realização dos objetivos em comum, um exemplo de parceria na luta por um mundo melhor.

Lançado ano passado, o programa tem como objetivo repassar aos alunos e professores de escolas públicas as primeiras providências e o auxílio a serem tomados no caso de ocorrências, tais como contato com o Corpo de Bombeiros, evacuação do local e procura de lugar seguro. Cada aluno é um multiplicador dessas informações.

Por meio das ações do projeto é estabelecida ainda uma padronização de procedimentos em escolas da rede pública, que visa também efetuar a prevenção, evacuação de local colapsado, identificando possíveis vítimas, seja em condições de serem resgatadas ou recuperadas, havendo um controle de todo ambiente escolar, com auxílio do corpo docente e discente.

A iniciativa está sendo colocada em prática nos Colégios Militar e Universitário e tem a parceria das secretarias de Segurança Pública e de Educação. A aplicação do projeto ocorre em três momentos distintos. No primeiro, é feito o contato inicial a fim de ser explicada a aplicação e a importância da ação para a escola, à diretoria, professores e funcionários.

No segundo momento, o contato é com os alunos. Nessa etapa, é mostrada a importância do projeto na vida cotidiana e de sua aplicação na comunidade, como forma de prevenção de acidentes em locais que sofreram colapsos, oriundos de fenômenos naturais.

A terceira etapa consiste na aplicação prática, quando há integração de toda a escola com a equipe de busca e resgate do Corpo de Bombeiros. “É o momento no qual os alunos realizam a evacuação da escola e a equipe de busca e resgate do Corpo de Bombeiros, mediante auxílio da direção, funcionários, alunos e professores, procura vítimas do desastre”, ressaltou o coronel Vanderley Pereira.(Imirante.com)

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