domingo, 6 de fevereiro de 2011

Curso de tecnologia em Petróleo e Gás

A implantação de determinado setor da economia implica na criação de novas profissões. Com objetivo de formar profissionais com conhecimentos sobre o setor de exploração de combustíveis fosseis e das tecnologias atualmente utilizadas nesse setor, o Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma) lança o primeiro Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás do estado.


Foto - o ex-supervisor da área de produção da Petrobras, Helder Rocha de Souza

A descoberta das jazidas de Gás em Capinzal do Norte e a instalação da Usina Prêmio da Petrobrás em Bacabeira exigirá profissionais aptos a atuar na cadeia de fornecedores de bens e serviços e nas indústrias de petróleo e gás, desempenhando atividades de apoio aos negócios. Esses profissionais atuarão, também, nos processos de implantação e operacionalização das modernas tecnologias nas unidades da indústria de petróleo e gás.

Com duração de três anos e meio, o Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás, que estará disponível no Vestibular do Uniceuma em 2011, é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e formará profissionais para trabalhar em todo o processo industrial de combustível. De acordo com o ex-supervisor da área de produção da Petrobras, Helder Rocha de Souza, o ramo petrolífero é um dos maiores empregadores do país, mas exige mão de obra qualificada. “A formação do tecnólogo deve ser voltada para aplicações, desenvolvimento e aplicação de tecnologias; gestão de processos de produção e completação (preparação do poço para produção ) de poços de petróleo. Como se diz na Petrobras: o profissional deste setor precisa saber trabalhar do poço ao posto(gasolina)”, disse.

O especialista Helder Rocha de Souza aponta como principal diferencial do Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás do Uniceuma a sua divisão em módulos. “O curso é um dos pouco no país que permite que pessoas que são graduadas cursem quantos módulos desejar e ao final receber um certificado de especialista na área que estudou. Assim, por exemplo, um advogado pode estudar um dos módulos e tornar-se especialista em um assunto. E quem quiser uma formação mais ampla cursa toda a graduação recebe um certificado de curso superior de tecnologia”, explicou.

O Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás é uma profissão nova no Brasil e que está em expansão no mundo todo. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), cresceu 318% entre 1998 e 2004. Além do combustível, a cadeia produtiva do petróleo envolve a indústria de plástico, química, farmácia e fertilizantes, sendo responsável por aproximadamente 9% do PIB nacional.

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Um comentário:

LUCÉLIA ROCHA DE SOUZA PEREIRA disse...

COM INÚMERAS PESSOAS DEDICADAS À CAUSA DO PETRÓLEO E TRABALHANDO PARA O REFINO DE PETRÓLEO E A INTEGRAÇÃO DE MILHARES DE FAMÍLIAS INTEGRADAS AO EMPREGO JÁ É UM SUCESSO NO CRESCIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRA, TODOS SENDO ALIMENTADOS E VIVENDO POR PESSOAS QUE DEDICAM PARTE DE SUA VIDA AO TRABALHO. PARABÉNS AOS MENTORES DO CURSO DE TECNÓLOGOS DO PETRÓLEO.