quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ator maranhense protagoniza peça teatral de Nelson Rodrigues

por Samartony Martins 

O ator maranhense Déo Garcez está com um novo desafio profissional: ele é o protagonista principal da peça Anjo Negro, de Nelson Rodrigues. O espetáculo será encenado pela Cia. Mosaico do estado de Mato Grosso, e apresentado hoje e amanhã, às 21h, no Teatro da Reitoria durante a Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba, no Paraná. Anjo Negro é uma das obras mais polêmicas da dramaturgia brasileira.

Após o festival, Anjo Negro fará turnê por algumas cidades brasileiras como contemplado do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, e conta com patrocínio do Banco da Amazônia e apoios da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Mato Grosso.

O texto, que foi escrito por Nelson Rodrigues, em 1946, e narra a história de Ismael, um homem rico, poderoso e de pele negra, que possui violentamente Virgínia, uma mulher linda e de pele branca, com quem se casa à força. A trama da peça é sustentada pelo embate travado entre Virgínia e Ismael, pois ela está sempre grávida contra a sua vontade e, para se vingar, assassina todos os filhos negros que ela dá à luz. Mas Virgínia conhece Elias, cuja paixão à primeira vista impulsiona nela o desejo e a coragem para se tornar livre.

Segundo o diretor Sandro Lucose, o espetáculo conta com doze atores em cena, sofisticados figurinos e uma arrojada cenografia, sendo que o papel de Ismael será interpretado pelo ator maranhense Déo Garcez. “O espetáculo estreou em 2009, em Cuiabá. E eu sou amigo pessoal do Déo há muito tempo, e queria muito realizar o espetáculo com ele, só que, na época da estreia, não deu por questões
logísticas. Em seguida, o projeto ficou parado por causa da gravidez de Joana Seibel que, na peça, interpreta a Virgínia. Tivemos que esperar por esta gestação, e só retomamos agora. Desta vez, com o Déo que aceitou o convite de interpretar o Ismael.

A nossa pretensão é rodar a peça pelo país e temos o interesse de levá-la para São Luís e encená-la no Teatro Arthur Azevedo que é um lindo teatro”, explicou o diretor.

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: